VALE DO RIO PARDO
Corede VRP define projetos das micrrorregionais para a Consulta Popular
   
Entidade realizou primeira assembleia na quarta-feira, dia 27

Por Jacson Miguel Stulp
28/08/2025 16h35

Cerca de 120 pessoas pertencentes aos municípios do Baixo Vale do Rio Pardo participaram da microassembleia regional da Consulta Popular 2025, realizada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede) na tarde de quarta-feira, dia 27 de agosto. Nova microassembleia, realizada na quinta-feira, dia 28 de agosto, externa para os municípios do Centro-Serra, foi realizada na Biblioteca Municipal de Segredo, com a presença de 34 pessoas. 

Centro-Serra se reuniu nesta quinta-feira dia 28 Foto: Divulgação


As microrregionais são uma etapa importante no processo da Consulta Popular, pois são definidos projetos prioritários para serem eleitos na assembleia regional, no dia 19 de setembro, quando serão eleitas as propostas finais que vão constar nas cédulas de votação da Consulta Popular, previstas para os dias 6 e 10 de outubro.


O presidente do Corede VRP, Heitor Álvaro Petry, destacou que a grande participação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) na defesa de seus projetos é muito importante e demonstra a importância dos recursos que estão sendo disponibilizados. "Os projetos eleitos são bem diversificados e contemplam as áreas de Transportes, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Turismo, Agricultura e Desenvolvimento Urbano sendo que foram escolhidos a partir das sugestões da comunidade, levando em contato o Caderno de Demandas Elegíveis. Cada microrregião tem a sua particularidade", inspirou.


Ao todo, foram 57 proposições aprovadas, em diversas áreas, das quais foram eleitas 12 propostas – seis em cada microrregional – e das quais serão escolhidas seis para constar na cédula, no dia 19 de setembro. Na votação da Consulta Popular, em outubro, serão eleitas pela comunidade os três mais votados que irão dividir de forma igual o montante de R$ 2.042.857,14, previsto para este ano.


Foram eleitos como delegados no Baixo Vale, Alex Wegner, Carmen Jost, Cícero Augusto Garcia, Clemente José Käfer, Enilda Lopes de Carvalho, Franco Silva dos Santos, Ingrid Kampf, Ivani Ana Friedrich, Jackson Rabuske, Macsuel Borges Durante, Nilmar Piva Bortolotto, Sérgio Araújo da Silva. Já no Centro Serra, os representantes são Jesus Edemir Rodrigues, Rafael Puntel e Nadiane Luciane Meili Speth.


Sobre a Consulta Popular
Criada em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação direta da população na definição das prioridades regionais. Por meio dela, os cidadãos influenciam diretamente a destinação de parte dos recursos do orçamento estadual. Ao longo de mais de duas décadas, uma iniciativa se consolidou como uma política pública de escuta e construção coletiva, incentivando o desenvolvimento regional no Rio Grande do Sul. O processo é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e conta com a participação dos COREDES, lideranças locais e a sociedade civil.

Projetos escolhidos 
Área/Projeto


Baixo Vale do Rio Pardo


Transportes - Revitalização do aeroporto de Santa Cruz do Sul para consolidá-lo regionalmente no suporte em emergências, saúde e negócios


Desenvolvimento Rural - Fortalecer e fomentar a produção e agroindustrialização de alimentos da agricultura familiar do Vale do Rio Pardo


Meio Ambiente - Programa de castrações de cães em situação de abandono


Turismo - Divulgação do potencial turístico do Vale do Rio Pardo


Desenvolvimento Rural - Fortalecimento da agricultura familiar: para comercialização de produtos das agroindústrias familiares


Turismo - Sinalização turística do Vale do Rio Pardo (RS), homologação à duplicação da rodovia RSC-287

 

Centro-Serra


Desenvolvimento Urbano - Planejamento urbano em pequenos municípios gaúchos

 
Desenvolvimento Rural - Fortalecer e fomentar a produção e agroindustrialização de alimentos da agricultura familiar do Vale do Rio Pardo


Meio Ambiente - Implantação de rede de abastecimento de água em comunidade rural

 
Turismo - Atualização da sinalização turística


Agricultura - Aquisição e distribuição de calcário


Turismo - Divulgação do potencial turístico do Vale do Rio Pardo


Download Imagem 1

   

  

menu
menu