SINIMBU |
Abastecimento de água volta a ter problemas |
Vandalismo e sabotagem estariam entre as causas dos problemas ocorridos no centro da cidade |
Nas últimas semanas e com maior abrangência no final de semana e início desta semana, diversas localidades en frentaram problemas no abastecimento de água. No centro da cidade ocorreram interrupções no sábado, no domingo e na segunda-feira. Também teve relatos de problemas em Rio Pequeno, Sinim bu Baixo e Linha Verão. Questionado sobre os problemas, a Administração Municipal informou que no Centro a falta de água registrada no final de semana ocorreu devido a atos de vandalismo no ponto de captação e reservatório junto a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. “Alguém, de forma intencional, abriu uma torneira existente no local, o que esvaziou o reservatório do sistema de captação e impactou diretamente no fornecimento da região central”, informou em nota. Além disso, o rompimento de tubulação na região de Linha São João também foi registrado, o que colaborou com o desabastecimento da região central. “Nesse caso de Linha São João, assim como acontece em outras regiões,quando há necessidade de suprir a demanda em outras localidades, ocorrem manobras e registros em pontos estratégicos são utilizados pela equipe de trabalho. Esses registros, ao serem abertos ou fechados, interferem momentaneamente no abastecimento de alguns usuários da rede. Na situação relatada, um registro havia sido fecha do para atender a demanda do centro e uma pessoa, sem autorização, abriu o mesmo e provocou o rompimento da rede”, complementou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
Sobre a localidade de Sinimbu Baixo, “trata-se de problema no poço artesiano, que não produz mais a quantidade de água que produzia há anos, bem como houve aumento na demanda de consumidores. Dessa for ma o abastecimento na localidade está ocorrendo em horários específicos. A orientação é para que todos tenham caixas de água para receber e estocar a água quando o fornecimento está sendo realizado. Além disso, o setor, em conjunto com a Administração Municipal, está buscando soluções e medidas que possam solucionar essa situação de forma definitiva, como a ativação da rede de água e poço artesiano da Linha Verão”, enfatizou a nota da municipalidade.
Os atos de vandalismo também vêm merecendo a atenção da Admi nistração Municipal, que garante que esses casos serão levados às autori dades competentes, pois configuram crime. O pedido da Administração Municipal é para que a comunidade ajude a fiscalizar essas situações e denuncie quem comete esse tipo de ato.
Além disso, indica atos de sabo tagem, onde “pessoas estão fechando/ abrindo registros de abastecimento de forma proposital, com objetivo de deixar determinados pontos sem água, e estão se tornando frequentes." Casos pontuais de danificação de rede, ligações de água clandestinas e desvios na rede hidráulica também foram registrados em pontos específicos. A Administração Municipal estuda as medidas a serem aplicadas para estes casos.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |