VEÍCULOS
O que é fundamental observar na hora de comprar um automóvel usado
   
Os automóveis usados muitas vezes acabam sendo mais acessíveis e possuem a vantagem de não serem desvalorizados tão rapidamente.

Por Betina Geller
23/04/2021 16h11

      Com a atual crise financeira que estamos enfrentando, muitas pessoas que estão em busca de outro veículo tem optado por um usado ao invés de um veículo zero quilômetro. Os automóveis usados muitas vezes acabam sendo mais acessíveis e possuem a vantagem de não serem desvalorizados tão rapidamente. Porém, quem adquire um veículo usado deve verificar com atenção alguns detalhes no momento da escolha para que não tenha dores de cabeça no futuro. Por isso, preparamos algumas dicas com os principais cuidados a serem tomados durante a escolha do veículo.

NÃO TENHA PRESSA 
      Na hora da compra, a última coisa que você precisa ter ou demonstrar é pressa, caso você não precise do veículo imediatamente. Faça a pesquisa com calma, não entre na pressão dos vendedores. Com isso em mente, você tem mais chances de fazer um bom negócio sem se arrepender. 

CONFIRA O HISTÓRICO DA MARCA 
      Provavelmente, vender não será sua intenção a curto e médio prazo, mas você precisa saber se o veículo que está de olho é difícil para revenda. Pesquise sobre a marca que está interessado, veja se ele está na lista dos carros mais desvalorizados.Carros que saíram de linha tem grande chance de diminuírem muito seu valor de mercado, porque a manutenção e substituição de peças se tornam cada vez mais difíceis. Cores extravagantes costumam ser usadas pelas montadoras para lançar os veículos novos, e costumam encalhar nas lojas de usados. 

TESTE ANTES DE COMPRAR 
      Se com um veículo 0 km isto é importante, no usado é ainda mais. Por mais que seja em um trajeto curto, o test drive pode te dar a impressão geral do carro, conforto, sentir a dirigibilidade e se o veículo faz barulhos estranhos. O vendedor vai contar a você apenas as maiores vantagens do veículo que ele está tentando vender. Algumas concessionárias oferecem um teste drive com o próprio veículo por um tempo prolongado. Pergunte sobre a possibilidade para que você possa ter um conhecimento maior sobre o veículo que pretende comprar.

OLHO NA QUILOMETRAGEM 
      Outro critério importante na compra do veículo usado é a quilometragem do mesmo. Carros com baixa rodagem são mais valorizados, pois, além de ter rodado pouco, tem maior conservação e menor necessidade de manutenção. Redobre a atenção em modelos com alta quilometragem, e faça uma vistoria com atenção muito maior. Não se esqueça de verificar o estado dos pneus, estepe, bateria e motor.

LEVE UM MECÂNICO 

      Mesmo que você tenha certos conhecimentos sobre automóveis, é fundamental levar um mecânico de confiança na hora de avaliar e vistoriar o veículo usado no qual possui interesse, ou caso a concessionária ou revenda permita você pode levar o carro em uma oficina de sua confiança para conferir se está em bom estado. Ele terá uma visão mais imparcial, conseguirá observar detalhes e coisas que você possivelmente não irá notar. Depois, peça uma opinião sobre o aspecto visual e mecânico do carro (ruídos estranhos do motor e freio, suspensão e amortecedores, alinhamento e balanceamento).

VEJA SE O VEÍCULO NÃO FOI BATIDO 
      Colisões costumam causar danos que podem desvalorizar o preço do veículo. Mas, na maioria dos casos, o comprador consegue identificar  marcas causadas por batidas. Para isto, observe o carro durante o dia estando seco e limpo. Diferenças na pintura denunciam acidentes.  Observe com cuidado se as portas possuem simetria, os para-choques e o teto. Ondulações, pequenos amassados na lataria ou diferenças nas quinas do capô, também são sinais de que algo já aconteceu.

PESQUISE A ORIGEM DO CARRO
      Conhecer a procedência do veículo ajuda a identificar qual o histórico do carro e que problemas ele pode ter sofrido, se era bem cuidado ou não. Você também pode pesquisar no DETRAN da sua cidade se o carro tem pendências, como multas e IPVA atrasado. 

ANÁLISE O ESTADO DE CONSERVAÇÃO GERAL 
      Ainda que não tenha sofrido com batidas ou passado por enchentes, o carro pode não estar em bom estado. Basta um dono mais descuidado e muitas coisas ficam aparentes. Pontos de ferrugem nos cantos ou debaixo das guarnições do assoalho indicam problemas de vedação. Verifique se o carro tem extintor, macaco, triângulo, chave de rodas e estepe em condições de uso. Confira também se há vazamento de óleo embaixo do carro, se há queima excessiva de óleo no motor ou se há presença de manchas escuras no escapamento. Confira o estado dos pneus. Desgastes irregulares podem indicar problemas com a suspensão ou a falta de alinhamento. Já pneus carecas ou com mais de 60 mil quilômetros rodados precisarão ser substituídos porque trazem risco à segurança. Para verificar o estado dos freios, ouça se há ruídos metálicos no momento da utilização. Esse será um indício de que as pastilhas estão gastas. 

PESQUISE A COTAÇÃO DO SEGURO
      O seguro veicular é uma forma importante de se prevenir em caso de acidentes, alagamentos e outros problemas. Porém, é um serviço bastante caro. Sendo assim, antes da compra de um carro, pesquise o valor do seguro. É normal achar que apenas veículos novos e de marcas importadas são visados por bandidos, mas há muitos modelos populares nessa lista e que, portanto, têm um preço de seguro elevado. O valor do seguro leva em conta diversos aspectos do motorista.  Estes são os principais itens aos quais devemos dar mais atenção no momento de escolher um veículo, para que dores de cabeça não apareçam no futuro e você possa aproveitar seu carro novo da melhor forma.
 


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu