SINIMBU
HBS lança campanha para angariar fundos a instituição
   
Instituições de saúde estão passando por dificuldades financeiras, tendo em vista o aumento de internações.

Por
16/04/2021 14h32

No início desta semana o Hospital Beneficente Sinimbu lançou uma campanha para angariar fundos para a instituição que está passando por momentos difíceis. Segundo a casa de saúde, momentos como este ainda não foram vivenciados. Com o expressivo aumento de internações por Covid-19 os cuidados tiveram que ser redobrados, com isso também houve um grande aumento dos gastos.
Rosani Kanitz que faz parte da administração, conta que os setores mais afetados com o aumento de gastos foram o de enfermagem, que teve aumento devido ao grande número de internações que em sua maioria também foram de longa permanência, isso também ocasionou o esgotamento da equipe que vem trabalhando incansavelmente para que os pacientes recebam o tratamento ideal. Dados mostram que devido ao trabalho incansável da equipe, 83% dos pacientes internados acometidos da Covid-19, conseguiram se recuperar. “Outro quesito que também gerou grande aumento nos gastos foi o oxigênio que passou a ter uma demanda muito expressiva e por longos períodos de internação dos pacientes”, completa Rosani.
“O valor que o hospital gastava no ano passado em um mês, atualmente é gasto em um dia”, ressalta o presidente da instituição Elor Sackser. Além dos gastos com oxigênio, houve aumento na parte da medicação. A higienização do ambiente passou a ser muito mais intensa e muito mais frequente em relação ao que já era realizado, para diminuir ainda mais a possibilidade de disseminação do vírus. O setor de nutrição e dietética também teve aumento em seus custos, porque todos os materiais que são oferecidos aos pacientes portadores de Covid-19, como pratos, talheres, copos, tiveram que ser descartados imediatamente após o uso.
Segundo a administração este quadro de carência financeira não acontece somente no Hospital de Sinimbu. Todas as instituições de saúde estão passando por dificuldades financeiras, tendo em vista o aumento expressivo das contaminações da população por Covid-19. São internações que se prolongam por muitos dias, necessitando de muita medicação e principalmente o consumo de oxigênio que foi o fator principal de aumento de custos. O HBS tem contrato com o SUS, por valor global, ou seja, o valor que a instituição recebe por AIH (Autorização de Internação Hospitalar) é de R$ 580,66 por internação. Este valor é destinado para cobrir a medicação, os exames, o atendimento do médico, a alimentação e a higienização, o oxigênio e a equipe de enfermagem 24 horas.  Desde sempre, ouve-se falar que os valores pagos pelo SUS não cobrem as despesas de uma internação. Motivo pelo qual o Hospital Sinimbu precisa realizar promoções, rifas e pedágios para arrecadar fundos. Na atual situação da pandemia, as internações em média são de 7 a 10 dias, com isto estes valores crescem de maneira que a instituição não tem onde conseguir recursos imediatos.

COMO AJUDAR
Devido a situação o hospital está pedido a colaboração da comunidade para que possa continuar oferecendo todo o auxílio necessário a quem precisa. A administração comenta  que a importância não é dada ao valor da doação, mas que a campanha possa chegar ao máximo de pessoas possível e que o máximo de pessoas possa ajudar com aquilo que puder. O presidente Elor completa dizendo que mesmo que a doação seja pequena ela representa muito para a instituição. As doações podem ser realizadas por meio de transferências ou depósitos nas seguintes agências, Banrisul Agência 0909 conta corrente 06.000225.0-6, Sicredi Agência 0156 conta corrente 60.925-0 e Banco do Brasil Agência 3693-5 conta corrente 5167-5. O hospital ainda disponibiliza doações através do Pix (novo meio eletrônico e instantâneo de pagamentos e transferências bancárias que foi criado pelo Banco Central do Brasil em 2020), com duas chaves disponíveis uma do Banrisul, sendo a chave o número de telefone 51 98687-3250 e do Sicredi que tem como chave o CNPJ: 95.433.744/0001-06. “Estamos lutando para não deixar faltar insumos (luvas, máscaras, jalecos), medicação e oxigênio. Estamos lutando para deixar o Hospital apto e em condições de continuar oferecendo o atendimento que a população de Sinimbu e região busca na nossa instituição. O momento pede união de esforços. Esperamos mais uma vez poder contar com a comunidade que sempre foi parceira para que novamente possamos nos fortalecer juntos e superar esta pandemia”, finaliza Rosani Kanitz.
 


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu