REGIÃO
Mais de 2.500 mulheres participaram do 26º Encontro Regional de Mulheres Rurais
   
Retorno do encontro foi um sucesso e organização já definiu local do 27º encontro.

Por Redação
11/03/2022 15h43

O evento realizado na última terça-feira, dia 8, no município de Passo do Sobrado em homenagem ao Dia da Mulher foi considerado um sucesso através da avaliação da organização. Segundo Salete Faber, organizadora do evento e integrante Coordenação Regional da Comissão Regional de Mulheres, o público presente ultrapassou 2.500 pessoas “O Parque estava lindo, colorido por muitas mulheres, de diversos municípios da região, mais precisamente 17 municípios”, conta Salete. 

A programação no Balneário Moraes iniciou às 8h da manhã e se estendeu até à tarde , segundo a organização a programação foi muito bem aceita e elogiada pelo público, contando com alguns momentos que se destacaram. Dentre estes momentos se destacou a entrada de mulheres com alimentos, artesanatos e tabaco produzidos por elas em suas propriedades, a benção ecumênica que destacou a importância da espiritualidade na vida das pessoas. Palestra motivacional realizada por Patrícia Haunss também teve destaque na programação “Uma palestra motivacional que foi sensacional, a Patrícia abordou temas voltados ao dia a dia das mulheres e em diversos momentos com uma música motivacional” detalha Salete Faber.

CARTA DE REIVINDICAÇÃO 

O momento de maior importância do evento foi a entrega da carta de reivindicação das mulheres para as autoridades presentes no evento. Dentre as autoridades presentes estiveram o Presidente da Assembleia Legislativa Valdecir de Oliveira, a Secretária Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, deputado estadual Elton Weber, Deputado Federal Heitor Schuch e também lideranças políticas de diversos municípios que estiveram presentes no evento. 

Segundo Salete Faber, uma das principais demandas reivindicadas na carta é a implantação de um Centro Regional de Acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica. “Devido aos custos elevados que uma casa de acolhimento gera os pequenos municípios da região não conseguem manter este lugar, por isso reivindicamos este local”, observa.

O próximo encontro das mulheres rurais acontece em 2023. Também já possui local confirmado, será no município de Pantano Grande, o local e programação serão divulgados próximos à realização do evento. “Podemos concluir que o evento ocorreu dentro da normalidade, superou todas as expectativas. Inclusive nos surpreendemos com a permanência da maior parte do público até o final de todas as atividades e ainda prestigiando as agroindústrias e artesãs que estiveram no local, diferente dos outros anos que o público começava a ir para casa mais cedo e isso foi fantástico”, finaliza a organizadora Salete.


   

  

menu
menu