EDUCAÇÃO
Sinimbu participa de Fórum de Alfabetização em Rio Pardo
   
O evento foi organizado pela Secretaria de Educação de Rio Pardo.

Por Divulgação
13/11/2025 16h40

Na quinta-feira, dia 6, a Articuladora da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) e Coordenadora Pedagógica da SMECT, Daiane Inês Rech e a Formadora do Programa Alfabetiza Tchê, Diana Aline Dorfey, participaram do I Fórum Regional de Alfabetização, que ocorreu no Centro Regional de Cultura em Rio Pardo.

O evento, organizado pela Secretaria de Educação de Rio Pardo, teve a participação dos profissionais atuantes em escolas de pré-escola e alfabetizadores do território do município anfitrião, Articuladoras Renalfas, Coordenadores do Programa Alfabetiza Tchê e Secretários de Educação dos municípios de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação. A abertura do Fórum foi realizada pelas autoridades, Jaqueline Sulzbacher, Secretária Municipal de Educação de Rio Pardo, Leonardo Souza, Coordenador Regional do Alfabetiza Tchê e Elisabete Malmann, Articuladora Regio nal Renalfa, seguiu com a contadora de histórias, Lane Bastos, e na sequência aconteceram as apresentações do Plano de Ação Estratégico do município sede do evento, bem como Vera Cruz e Sinimbu.

O Plano de Ação Estratégico de Sinimbu, apresentado por Daiane,vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e ao Programa Alfabetiza Tchê, reuniu ações articuladas para elevar os índices educacionais e fortalecer a alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. Entre as principais estratégias estão o acompanhamento pedagógico contínuo, formações de professores, reforço escolar, monitoramento das avaliações externas (SAEB, SAERS, Plataforma CNCA e Avaliação de Fluência Leitora), incentivo à leitura por meio dos espaços de leitura e uso da literatura infantil, a estruturação da Política Municipal de Alfabetização e o uso do Material Didático Complementar (MDC).

O Fórum integrou as ações for mativas do Programa Alfabetiza Tchê, alinhadas com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, reafirmando o propósito coletivo de garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever até o final do 2º ano. Mais do que um encontro formativo, foi um espaço de diálogo, escuta e troca de saberes, voltado ao fortalecimento das práticas pedagógicas que dão vida à alfabetiza ção e ao letramento nas salas de aula, onde cada experiência compartilhada se transforma em caminho para uma educação mais significativa.


Download Imagem 1

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu