SINIMBU
Equipes do Exército reforçam ações de assistência e reconstrução
   

Por Paulo Dhiel
16/05/2024 17h45

Diante dos enormes danos provocados pela a enchente que atingiu todo o estado e sendo Sinimbu um dos municípios mais atingidos do Vale do Rio Pardo, abrir rotas para socorrer a população é uma das prioridades. Além disso, a limpeza na cidade e início da reconstrução, ainda que por meio de obras emergenciais e temporárias.

Boa parte deste trabalho conta com efetivos do Exército Brasileiro que deslocou máquinas e caminhões caçambas ainda no final de semana após a tragédia. Ao longo dos últimos dias, esse esforço vem sendo reforçado com novas equipes nos setores de engenharia, que já construídas uma passadeira em Alto Sinimbu. Na quarta-feira, dia 15, novas equipes do Exército chegaram ao município com a missão de acessar comunidades do interior diante da precariedade das estradas, levando mantimentos e remédios. Essa equipe conta inclusive com ambulância e um médico. A intenção é conseguir chegar a regiões de Alto Rio Pequeno, Linha Almeida, Linha Estância Schmidt e Salto Rio Pardinho.

Além desse trabalho, equipes de voluntários ligados a grupos de xepeiros e trilheiros também continuam auxiliando na assistência e buscando fazer contato com as localidades ainda isoladas, quer por queda de estradas, barreiras e, principalmente, pontes e passos severamente danificados.

A atuação do Exército também está reforçada com transporte aéreo, quer nos socorros já nas primeiras horas, quer por transporte de medicamentos e cestas básicas. Em alguns dias, como na quarta-feira, dia 15, por exemplo, um helicóptero do Exército fez ao menos três deslocamentos até Sinimbu trazendo mantimentos.

Com muitas doações chegando em Sinimbu e também na região, já que os centros de triagem e distribuição estão centralizados em Santa Cruz do Sul, o objetivo é conseguir contatar as localidades mais distantes e assegurar mínimas condições, quer em alimentos, água e outros mantimentos como cobertores, colchões e agasalhos, já que as temperaturas despencaram desde terça-feira, dia 14.


Download Imagem 1
Download Imagem 2

   

  

menu
menu