DOENçA
Alerta é para aumento de casos de dengue, gripe e Covid-19 na região
   

Por Djuliane Fredrich
26/03/2024 14h30

O outono recém começou e as temperaturas nem baixaram ainda, mas a gripe já é uma preocupação dos gaúchos. Isso porque o número de internações no Estado apresentou um salto, antecipando até mesmo o início da vacinação. Além da Influenza, os vírus da dengue e da Covid-19 também continuam circulando, com número expressivo de casos. As doenças possuem sintomas em comum, que podem confundir o infectado, além de que as internações dos pacientes podem superlotar os serviços de saúde.

Conforme a enfermeira Caroline Setti, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Vera Cruz, os dados de dengue têm aumentado, assim como no restante do Rio Grande do Sul. O número de casos confirmados chegou a 93 nessa segunda-feira, dia 25, batendo os 53 casos registrados no primeiro surto no Município, em 2021. 

Desde o começo do ano foram 205 notificações, com 98 casos descartados e ainda há 14 pessoas aguardando o resultado dos exames. “Precisamos que os residentes de Vera Cruz conscientizem-se sobre os cuidados para eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. O uso de repelente também é recomendado para proteção individual”, orienta.

Quanto à Covid-19, em Vera Cruz, são atualmente 16 casos ativos e uma internação hospitalar. Caroline explica que na semana anterior foram mais de 60 casos confirmados. “Estão acontecendo esses picos de casos muito provavelmente pela diminuição dos cuidados com as medidas de prevenção e com a baixa adesão à vacinação”, disse. 

Já em relação à gripe, ainda não ocorreu nenhuma internação neste ano, mas o setor acompanha com atenção, por conta do crescimento de casos e internações no Estado, que refletem o aumento da circulação do vírus da Influenza. “Todas as pessoas que se enquadrem nos grupos prioritários para vacinação devem procurar as unidades de saúde o mais brevemente possível para vacinação. A circulação concomitante de dengue, Influenza e Covid é uma preocupação pelo risco de superlotação  dos serviços de saúde”, alerta a enfermeira.

De acordo com a coordenadora do Setor de Vigilância e Ações em Saúde da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Francine Braga, houve um aumento significativo tanto de casos de dengue quanto de Covid-19 no começo de 2024, comparado ao ano de 2023. Até agora foram confirmados 215 casos de dengue no município, com 314 aguardando resultado, além de uma pessoa internadas no Hospital Ana Nery, num total de 1916 notificações. 

Francine destaca que a situação da dengue é nacional. “O Estado está com epidemia também, mas é preocupante em todo o Brasil a situação da dengue, até porque ela é uma doença de rápida proliferação, transmitida pelos mosquitos que se reproduzem muito rápido”, esclarece. Por essa razão, a doença acaba sendo monitorada o ano todo com ações efetivas da vigilância. 

Os casos de Covid-19 confirmados neste ano já somam 838, com cinco pessoas internadas, uma no Hospital Santa Cruz e quatro no Hospital Ana Nery, além de 77 em tratamento domiciliar. Neste ano ocorreram cinco óbitos relacionados à doença. A orientação, segundo a coordenadora, é que ao apresentar sintomas as pessoas procurem atendimento nos postos de saúde, evitando se automedicar, para que o profissional indique a melhor conduta.

Neste ano o município teve 17 casos positivos de influenza e a imunização iniciou nessa segunda-feira. Um ato simbólico marcou o início da vacinação no sábado, durante a Praça da Cidadania. “Os grupos de risco, os imunossuprimidos, as pessoas idosas, é fundamental que se vacinem. A imunização ajuda a diminuir os sintomas, então ela é extremamente importante para toda a população”, conclui.

Fonte: Jornal Arauto


Download Imagem 1

   

  

menu
menu