EDUCAÇÃO
Encontro de cooperativas escolares movimenta Parque da Oktoberfest nesta sexta-feira
   

Por Djuliane Fredrich
25/04/2024 11h00

A acadêmica Maria Rosa Florentino, 18 anos, teve a oportunidade de vivenciar um processo de aprendizagem que vai além da sala de aula. Em 2017, quando estava no 6º Ano do Ensino Fundamental, ela ingressou em uma jornada de conhecimento ao integrar a Cooperativa Escolar Verde Vale, da Escola Municipal Nero Pereira de Freitas, de Vale Verde. “Toda essa vivência cooperativista dentro da escola, me trouxe muitas conclusões positivas, me transformando em uma jovem consciente, crítica e que sabe expor e defender minhas ideias”, ressalta a jovem, que fez parte do Conselho Fiscal e exerceu o cargo de presidente da cooperativa escolar.

Hoje, Maria Rosa participa do Movimento de Oportunidades, Vivências e Experiências (MOVE), formado por um grupo de egressos das cooperativas escolares ligadas ao Programa Cooperativas Escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo. Nesta sexta-feira, 26 de abril, ela e os demais integrantes do MOVE estarão no Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, das 8h30 às 16 horas, participando do ConectaCoopEs, encontro de egressos e estudantes de cooperativas escolares para momento de intercooperação e trocas de saberes e experiências.

No ConectaCoopEs, Maria Rosa vai compartilhar suas vivências com a Verde Vale, destacando os principais pontos que foram essenciais para o seu desenvolvimento. A jovem, que também compartilhou a prática cooperativista durante o Ensino Médio na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), cursa Produção em Mídia Audiovisual na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Ela acredita que a escolha pelo curso tem, sim, relação com o aprendizado da cooperativa escolar, visto que a comunicação social sempre fez parte da vida dela.

ConectaCoopEs

O evento tem o objetivo de promover ainda mais a cooperação, sinergia e integração entre os estudantes associados às cooperativas escolares. Além disso, a iniciativa tem o intuito de ampliar a visão a respeito da cooperação e do cooperativismo. “O evento é uma demonstração de que o cooperativismo é capaz de mudar vidas. Isso será evidenciado através dos jovens egressos que irão contar suas experiências e dos participantes que ainda estão vivendo todo o processo dentro de uma cooperativa escolar”, explica a assessora de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Gláucia Cabral Moraes.

Conforme Gláucia, o evento contará com a presença de 19 cooperativas escolares, com uma estimativa de participação de mais de 800 pessoas, entre estudantes, professores, parceiros do evento e convidados. “A programação foi toda construída com base nos princípios e valores do cooperativismo, sempre com o pensamento voltado para o futuro das crianças e jovens. O que vai ao encontro dos objetivos do programa”, ressalta a assessora.  

No encontro haverá apresentações de danças, momentos de interação e de integração. O ponto forte será a Missão de Intercooperação, em que os integrantes das cooperativas escolares serão divididos em grupos por temáticas. No local haverá Estações de Aprendizado com participantes do MOVE e profissionais convidados que têm relação com os temas: agronegócio, criatividade, comunicação, inovação, empreendedorismo, inteligência artificial, liderança, carreira e educação ambiental. "A missão será cada grupo aprender sobre o tema junto às estações de referência e repassar o conhecimento, compartilhar as boas práticas do evento, com os demais nos encontros da sua cooperativa escolar", explica Gláucia.


Download Imagem 1

   

  

menu
menu