ENSINO SUPERIOR
Educação: Programa do Governo Estadual impulsiona futuros professores
   
O projeto tem o objetivo incentivar o estudo das licenciaturas para suprir a falta de professores nas redes de ensino públicas.

Por Djuliane Fredrich
26/03/2024 09h30

Os novos estudantes do Programa Professor do Amanhã foram recepcionados, na noite da última segunda-feira, dia 25, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O projeto, que é uma parceria da instituição e do Governo do Estado do RS, tem o objetivo incentivar o estudo das licenciaturas para suprir a falta de professores nas redes de ensino públicas.

A Vice-Reitora da Unisc, Andréia Rosane de Moura Valim, destacou que entendendo a importância dos professores, a universidade trabalhou para participar da proposta. Segundo Andreia, a educação é a essência de uma sociedade, e ela precisa acontecer com pessoas fundamentais que são os professores.

“Uma sociedade não evolui se não tiver educação, e a educação ela constrói meios e mecanismos de fazer com que a sociedade se desenvolva da melhor forma possível. Aos estudantes que estão começando as licenciaturas, se dediquem. Eles vão passar por vários momentos que vão exigir muito estudo, mas que se dediquem porque eles vão se transformar e transformar o seu entorno, transformarão a sociedade. A educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, expressou.

Representando o Governo do Estado, o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, falou a importância do programa para suprir a falta de docentes nas escolas estaduais. “Se o Governo do Estado lançou o Programa Professor do Amanhã, é porque a rede pública estadual não consegue mais fazer a gerência das necessidades que têm com os professores que estão aí. […] Que vocês sejam muito persistentes e tenham muito sucesso. Espero ver esses profissionais dentro das escolas no futuro”, disse.

Programa Professor do Amanhã

O programa proporciona bolsas de estudos para cursos de licenciatura presencial em instituições comunitárias, com o objetivo de formar novos professores para suprir carências da rede pública de educação básica do Rio Grande do Sul. As áreas do conhecimento contempladas são: língua portuguesa, matemática, biologia, geografia e história.

A bolsa inclui isenção de taxas, matrículas e mensalidades, concedida pela ICES, e bolsa de permanência de R$ 800, paga pelo Estado.

Os alunos devem se comprometer a realizar prática de ensino de, no mínimo, 300 horas na rede pública estadual e, após a conclusão do curso, atividades docentes de, no mínimo, 1.920 horas também na rede pública estadual. Após a conclusão do curso, os beneficiários das bolsas serão automaticamente inscritos no Cadastro de Contratações Temporárias, devendo indicar a Coordenadoria Regional de Educação de sua preferência.


Download Imagem 1

   

  

menu
menu