SINIMBU
Sinimbu terá novo Lockdown neste final de semana
   
Números são alarmantes e o objetivo é novamente conter a circulação de pessoas e reduzir a disseminação do vírus da Covid-19.

Por
12/03/2021 16h20

O Lockdown realizado no último final de semana, em toda a região, foi considerado positivo pelas autoridades locais e regionais. Dessa forma, após reunião da Amvarp – Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo – realizada na manhã de ontem, dia 11, a região deve repetir as medidas de restrições mais severas com objetivo de evitar a circulação das pessoas e reduzir a disseminação do vírus da Covid-19. O novo Lockdown em Sinimbu inicia hoje, dia 12, às 20h e se estende até às 5h de segunda-feira, dia 15. Da mesma forma se repetirá entre às 20h do dia 20 até às 5h do dia 22 de março.
A prefeita Sandra Backes destaca que a situação é caótica na região. Hoje, existe vaga em leito de UTI apenas quando uma pessoa morre. A Prefeita ressalta que o comércio e os outros serviços já estão fechados devido a regra da bandeira preta imposta pelo Governo do Estado e que isso não pode ser alterado pelo Município. “Não podemos flexibilizar mais que o Estado. Temos o exemplo do município de Planalto, no norte do Estado, que teve multa estipulada pela Justiça em R$ 50 mil por dia, por permitir a abertura de estabelecimentos considerados não essenciais”, frisa Sandra.
É importante destacar ainda que, no comparativo de um mês atrás, o número de casos aumentou de uma maneira surpreendente em Sinimbu. “Em 10 de fevereiro, Sinimbu tinha apenas 60 casos confirmados e não tinha nenhuma morte por Covid. Na quarta-feira, dia 10, já tínhamos 350 casos confirmados e sete óbitos. Ontem já eram 391 casos e 17 internados. Esses números acendem o sinal de alerta e precisamos da ajuda de todos. O Hospital Sinimbu está com 16 pacientes internados por Covid-19 ou suspeita da doença e isso representa todos os leitos disponibilizados para os casos de coronavírus. Importante frisar que o Lockdown que estamos realizando são medidas mais restritivas que as previstas pela bandeira preta do Estado. Um novo Lockdown nesse formato é fundamental para evitar um colapso maior”, finaliza a Prefeita.
SOBRE O LOCKDOWN
Conforme o decreto que deve ser publicado hoje levando em consideração as definições do Comitê Estratégico de Combate a Disseminação do Vírus da Covid -19, durante o Lockdown poderão funcionar apenas Hospital e Posto de Saúde, farmácias e drogarias, distribuidoras de água e gás, serviços funerários, postos de combustível (com exceção das lojas de conveniência), borracharias em sistema de plantão, restaurantes de beira de rodovias (somente pegue leve) e táxis (apenas para o transporte de pessoas que necessitam de acesso aos serviços de saúde). Supermercados e minimercados, casas de carnes e açougues e padarias, poderão funcionar apenas das 7h30 às 17h de sábado, dias 13 e 20, e deverão ter uma pessoa responsável pelo controle de acesso dos clientes, aplicação de álcool em gel e verificação do uso correto da máscara. Vendas ambulantes e entregas destes setores também poderão ocorrer somente no horário estipulado.

ALÉM DO LOCKDOWN
Além das determinações do Lockdown, durante as semanas em que Sinimbu estiver com classificação de bandeira preta, todos os estabelecimentos essenciais autorizados a abrir deverão disponibilizar uma pessoa responsável pelo controle de acesso dos clientes, aplicação de álcool em gel e verificação do uso correto da máscara. Denúncias de não cumprimento das medidas de prevenção determinadas pelo Poder Executivo podem ser feitas para a Brigada Militar pelo telefone 190 ou ainda pelo WhatsApp (51) 98048 8141.

MORTES POR COVID-19
Nesta semana, o município de Sinimbu registrou mais duas mortes por Covid-19. A sexta morte foi registrada na tarde de segunda-feira, dia 8. A vítima era um homem de 87 anos, que estava internado no Hospital Beneficente Sinimbu. O sétimo óbito foi registrado no dia seguinte. O homem, com idade de 90 anos e histórico de hipertensão, faleceu na noite do  dia 9, também no HBS. Vale lembrar que a primeira morte por Covid em Sinimbu foi registrada no final de semana do Carnaval, em meados de fevereiro. Os outros quatro óbitos foram registrados na semana passada, entre sábado, dia 27, e quinta-feira, dia 4.


   

  

menu
menu