ECONOMIA
Governadores de 20 estados afirmam que alto preço da gasolina é ‘problema nacional’
   
Por meio de uma carta governadores respondem acusações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Por
21/09/2021 08h16

Em uma manifestação para rebater o presidente Jair Bolsonaro 20 governadores de 19 Estados e do Distrito Federal divulgaram uma carta em que afirmam que nenhum dos governantes regionais aumentou o ICMS sobre combustíveis nos últimos 12 meses, apesar de o preço da gasolina ter subido mais de 40% no período.

"Os governadores dos entes federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum Estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período", relata a carta assinada pelos governadores.

"Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, relata outro trecho da carta.

Este assunto já é tema de embates do presidente com os governadores há meses, Bolsonaro tem buscado responsabilizar os governadores pelo alto preço dos combustíveis no país, devido ao peso do imposto na composição do preço.

O presidente enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei para que o ICMS que incide sobre os combustíveis tenha um valor fixo nos Estados. A proposta, entretanto, não avançou muito no Legislativo. No início do mês, Bolsonaro recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o Congresso a legislar sobre o tema.

A carta foi subscrita pelos governadores da Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Ceará, Paraíba, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Amapá e Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.


   

  

menu
menu