CLIMA
Nova onda de frio deve derrubar temperaturas no estado
   
Condições devem ter grande alteração ao longo da semana, com chuvas e forte queda de temperatura no Sul, o que vai espalhar por outras regiões.

Por
26/07/2021 10h49

A chuva se espalha por todo o Rio Grande do Sul e a nebulosidade aumenta em Santa Catarina e no Paraná, a partir desta segunda-feira, dia 26. De acordo com a Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva pode vir de moderada a forte intensidade entre o Paraná e o norte do Rio Grande do Sul, acompanhada de trovoadas. Essa é a terceira massa de origem polar a atuar no Brasil neste ano, devendo durar até pelo menos o começo de agosto.

O Inmet informou que, nesta terça, dia 27, a Região Sul deve apresentar “declínio acentuado das temperaturas máximas”. Além disso, o tempo fica encoberto na fronteira sul gaúcha. Após a chuva, as temperaturas diminuem novamente e outra onda de frio avança na virada do mês na região Sul.

Ainda nesta semana, o ar frio deverá avançar pelo Oeste do Brasil (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Sul da Amazônia Legal) e também sobre São Paulo, atingindo, na quinta, dia 29, e na sexta, dia 30, o restante do Sudeste e as demais áreas do Centro-Oeste.“Muito provavelmente, teremos um outro episódio de frio intenso similar ou mais forte do que o evento do final de junho”, informou o Inmet.

TEMPERATURAS NEGATIVAS

As mínimas previstas são de – 6ºC e – 8°C em uma ampla área da Região Sul na manhã de sexta-feira. Há também indicativo de temperaturas menores do que -8°C nas áreas de maior altitude do Sul. O Inmet não descarta uma nova ocorrência de neve nas serras catarinense e gaúcha, na quinta e na sexta.

“Caso essas previsões persistam, muito possivelmente haverá formação de ampla geada, de intensidade forte, em praticamente toda a Região Sul, Sul do Mato Grosso do Sul e Sudeste de São Paulo. Ainda haverá condições de nebulosidade persistente ou chuva fraca que inibiriam a formação de geada”, complementou o Inmet.


   

  

menu
menu