ECONOMIA
Prova de vida volta a ser obrigatória em junho
   
Obrigatoriedade da prova de vida estava suspensa desde março de 2020, por conta da pandemia.

Por
31/05/2021 15h11

No mês de junho os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem voltar a fazer a prova de vida para que não tenham seus benefícios bloqueados. A obrigatoriedade estava suspensa desde março de 2020, por conta da pandemia. Em torno de 36 milhões de pessoas devem realizar a prova de vida.

A prova de vida é um procedimento obrigatório que deve ser realizado a cada 12 meses, nas agências bancárias onde o benefício previdenciário é recebido. Mas em função da covid-19, o INSS decidiu continuar realizando os pagamentos sem ocasionar o bloqueio, suspensão ou cessação do benefício. A intenção foi evitar o deslocamento dos beneficiários até as agências bancárias para regularização, causando aglomerações e colocando a vida de muitas pessoas em risco.

COMO FAZER A PROVA DE VIDA?

Em função das restrições que ainda estão sendo impostas no Brasil devido aos casos de Covid a orientação para aqueles que ainda não fizeram a prova de vida é que busquem informações sobre como a sua instituição financeira irá realizar o procedimento para que o beneficiário possa marcar um horário para realizá-lo o quanto antes. Quem não puder ir ao banco por dificuldades de locomoção ou por motivo de doença pode fazer a prova de vida por meio de um procurador. Mas, para isso, é preciso que a procuração seja cadastrada no INSS.

Neste ano também há uma nova forma de fazer a prova de vida, a biometria facial, que iniciou no ano passado como um projeto piloto. Nesta nova fase, 5,3 milhões de beneficiários de todo o país poderão realizar o procedimento sem sair de casa. Desta forma a prova de vida digital não é destinada a todos os públicos no primeiro momento.

A ferramenta também apresenta uma novidade, a possibilidade de realizar a prova de vida usando apenas um aplicativo, o meu gov.br (https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-gov.br) e não mais dois aplicativos, como era antes. O aplicativo Meu INSS deve ser usado pelo segurado para acompanhar o resultado da prova de vida após realizar o procedimento.

Para realizar o procedimento de forma digital, o segurado deve receber uma mensagem de texto ou e-mail fazendo a convocação. O usuário precisa ter biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou no Departamento de Trânsito (Detran), além de um celular com câmera fotográfica.

No site gov.br/inss/ há mais informações, tutorial e vídeo que explicam o passo a passo de como fazer a prova de vida pelo celular. Além disso, é possível contar com o atendimento pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 horas da manhã às 10 horas da noite.

Confira abaixo o cronograma da rotina de bloqueio de benefícios por falta de prova de vida.


   

  

menu
menu