SAÚDE
Ministério da Saúde alerta para importância da vacinação contra Influenza para o público alvo
   
Objetivo é retomar as altas coberturas vacinais após uma queda.

Por
14/04/2023 10h45

   Em mais uma etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, o Ministério da Saúde alerta para a importância da proteção contra a Influenza, principalmente para pessoas com maior risco para casos graves e mortes. Mais de 80 milhões de brasileiros fazem parte do grupo prioritário e devem procurar os serviços de saúde em todo Brasil para receber a dose trivalente, que protege contra as principais cepas do vírus. A mobilização nacional busca retomar as altas coberturas vacinais que sofreram queda nos últimos anos. Em 2022, apenas 68% do público alvo foi imunizado contra a gripe. Para reverter esse cenário, a meta é vacinar 90% do grupo prioritário em 2023.
   Em 2019 e 2020, a cobertura vacinal contra a gripe atingiu 91% e 95%, respectivamente. Já em 2021, a queda no índice de vacinação refletiu em apenas 72% do público alvo vacinado. No ano passado, a queda foi ainda maior e a cobertura vacinal atingiu apenas 68%. Já o número de mortes pela doença aumentou 78% nos últimos dois anos. Em 2021, 901 pessoas perderam a vida para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pela Influenza e em 2022, o número de mortes registradas foi de 1.612.
   O aumento de casos de Influenza registrados nos últimos anos também reforça a importância da vacinação para evitar casos graves e mortes, principalmente em quem tem maior risco. Em 2021, 7,2 mil casos foram registrados e em 2022, esse número saltou para 12.169. Em 2023, 1,3 mil casos da doença já foram confirmados com 87 óbitos.
   O Ministério da Saúde vai distribuir 80 milhões de doses da vacina influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, de forma escalonada de acordo com o avanço da campanha. A formulação da vacina é anualmente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas do vírus que circularam no ano anterior. O imunizante contra a Influenza pode ser aplicado com qualquer vacina do Programa Nacional de Imunizações, inclusive com as da Covid-19. Neste ano, a recomendação da pasta para estados e municípios é que a vacinação seja feita em uma só etapa, abrangendo todos os grupos prioritários. 

   Crianças
  Todas as crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina influenza em anos anteriores, devem receber apenas uma dose em 2023. Para a população indígena e pessoas com comorbidades, a vacina está indicada para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade. Deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade, que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.
   Também é importante ressaltar que a gripe é uma doença que possui tratamento específico para grupos elegíveis, com o medicamento fosfato de oseltamivir, disponível no Sistema Único de Saúde.

   Sinimbu
   A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu iniciou na segunda-feira, dia 10, a vacinação contra a Gripe Influenza. A vacinação está disponível para o público alvo em todas as unidades de saúde do Município, não sendo necessário o agendamento, até o dia 31 de maio.
   Devem se vacinar todas as pessoas com 60 anos ou mais; crianças com mais de seis meses e menores de seis anos; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; trabalhadores da educação (mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa como trabalhador de educação); povos indígenas; camioneiros e trabalhadores de transporte coletivo e portuários; forças armadas, de segurança e salvamento; e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Importante lembrar que com relação aos trabalhadores da educação, estão incluídos professores e serviços de apoio das escolas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e superior, de caráter público e privado.

   Acamados
   Com relação aos acamados, a Secretaria de Saúde lembra que os familiares deverão entrar em contato com a sua unidade de saúde para informar o nome do familiar e agendar a aplicação da vacina. A mesma será aplicada de acordo com cronograma da Secretaria de Saúde.
 


   

  

menu
menu