Nova ESF já está em  funcionamento no centro

Nova ESF já está em funcionamento no centro

A equipe da ESF – Estratégia de Saúde da Família – Central I já está atuando no mesmo prédio onde funciona o Posto de Saúde do Centro desde segunda feira, dia 3. Formada por uma equipe específica a ESF conta com o médico Tiago Oliveira Bueno, enfermeira Regina Luisa Jaeger, técnica em enfermagem Cristiani Goetze e agentes comunitários de saúde: Ismael Gustavo Wegner (MA – Microarea – 06), Marileidi de Freitas (MA 08), Guilherme Hirsch (MA 16), Neemias Silva dos Santos (MA 17) e Veronice Haag (MA 18).
Conforme a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, a forma de trabalho de uma ESF é orientada pelo Ministério da Saúde, através de legislação específica. “Devemos seguir esta orientação de como é o trabalho desta equipe. Existe a comprovação em todo o país que este é modelo que está dando certo, um atendimento contínuo ao paciente conhecendo ele de forma integral. Estamos a disposição para qualquer dúvida e esclarecimento para toda a comunidade”, explica Sinara.
Serão atendidos por essa equipe todas as pessoas da microareas cujos agentes de saúde foram citados anteriormente, bem como das microareas 15 e 22, que não possuem agente de saúde. Essas localidades receberão atendimento pela equipe, inclusive com o acompanhamento das gestantes (pré-natal) e das crianças (puericultura).
A equipe está atendendo no fim do corredor do prédio do Posto de Saúde Central e as famílias pertencentes a estas localidades podem se dirigir diretamente até lá para atendimento. Os atendimentos são feitos por agendamento e por demanda espontânea. Vale lembrar que os agendados podem chegar 10 minutos antes do horário marcado para verificação de sinais vitais (pressão, temperatura, peso, altura, batimentos). Ou seja, não é mais necessário chegar às 7h ou às 13h e sim no seu horário agendado. Os usuários com demanda espontânea (problema que surgiu no dia) serão atendidos após os agendados, a não ser em situação de urgência avaliada pela equipe.
Vale lembrar que as equipes de saúde da família são responsáveis pelo acompanhamento integral de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. A equipe atua na unidade de saúde, mas também no domicilio das pessoas e na comunidade. As ações são planejadas de acordo com as necessidades da sua população buscando maior resolutividade.

Cronograma de atendimento

  • Segunda-feira: atendimento médico, de enfermagem, coleta de pré-câncer;
  • Terça-feira: atendimento médico, de enfermagem, auriculoterapia, grupo Pratique Saúde e grupo de gestantes;
  • Quarta-feira: atendimento médico, de enfermagem, grupo de Lian Gong, testes rápidos;
  • Quinta-feira: atendimento médico, de enfermagem, reunião de equipe e visita domiciliar; Observação: quinta-feira de tarde a equipe estará atendendo nos domicílios*, por isso não haverá atendimento na unidade.
  • Sexta-feira: atendimento de enfermagem.
    *A visita domiciliar pela equipe se destina a famílias e pessoas que por algum problema de saúde não conseguem ser levadas para atendimento na unidade de saúde. Se alguma família necessita desse atendimento, pode procurar a equipe para conversar ou solicitar com o agente de saúde.

As áreas que pertencem a nova ESF:
Microarea 06 – Linha Cinco, Linha 24 de Fevereiro e Linha da Serra
Microarea 08 – Linha da Serra e Linha Primavera
Microarea 15 – Linha Pintado e Salto Rio Pardinho
Microarea 16 – Linha Desidério, Linha Rio Grande, uma parte de Linha Marcondes.
Microárea 17 – Linha Cerro Branco, Linha Rio Branco e Alto Sinimbu
Microarea 18 – Linha Cerro da Mula e Alto Sinimbu
Microarea 22 – Divisa com Alto Sinimbu segue pela Avenida General Flores da Cunha até o entroncamento com a rua Lindolfo Kannenberg segue por esta até a divisa com Linha Verão, inclui-se as ruas laterais. Segue pela Avenida Pedro Backes até a divisa com Rio Pequeno, também se inclui entradas e ruas laterais. Inclui todo o percurso da rua Jerônimo Dorfey e toda a região denominada como Cerro Maurício com os seguintes limites: entroncamento com a Bernardo Fuerstenau no Restaurante Rachor, rua Lothar Storck em todo seu percurso e rua Bernardo Fischer a partir da Simac materiais de construção.

Fechar Menu