Publicado em

CNH digital já está disponível no estado do Rio Grande do Sul

Previsto para 1º de fevereiro, o serviço foi disponibilizado pelo DetranRS antes do prazo, sendo o Rio Grande do Sul um dos seis primeiros Estados do país a adotar o documento digital . O serviço funciona por meio de um aplicativo gratuito, que pode ser baixado pela Google Play Store e pela App Store. A adesão é opcional.

Conforme dados divulgados no site do Detran, a CNH-e armazena todas as informações da carteira impressa, garantindo a autenticidade do documento. Praticidade, segurança e comodidade para o condutor são algumas das vantagens da versão digital, cujo valor jurídico é o mesmo do documento impresso. A CNH-e só pode ser gerada para quem tem a última versão da CNH impressa, que conta com um QR Code (código escaneável em aparelhos eletrônicos) na parte interna. O código está disponível nos documentos de habilitação emitidos a partir de 2 de maio de 2017.

Antes de baixar o app, o condutor deve ter um número de celular e um endereço de e-mail cadastrados na base do Denatran. Para isso, as opções são duas: dirigir-se a qualquer CFC, informar os dados – caso não estejam atualizados – e então realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran; ou, ainda, para quem possui certificação digital, comunicar todos os dados diretamente no Portal do Denatran.

A versão impressa continuará sendo emitida normalmente, mas o condutor poderá dirigir apenas com a CNH-e. Nesse caso, deverá atentar para o funcionamento de seu smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada. O condutor será autuado com base no artigo 232 (conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório), uma infração leve que prevê multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento. A CNH-e é acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.

De acordo com Rodrigo Mourad, sócio da Cobli – startup especializada em controle de frotas, telemetria e roteirização – o novo modelo trará diversas vantagens. “Além da economia de papel, os condutores mais esquecidos também terão uma boa economia no bolso, já que a multa para quem dirige sem o documento é de R$ 88,38. Donos de empresas que possuem frotas também terão mais tranquilidade na operação, sem a preocupação de ter o veículo da empresa retido até a apresentação do certificado”, salientou Rodrigo.

Publicado em

Finalistas do Municipal serão definidos hoje

 

O Campeonato Municipal de Futsal de Sinimbu – Taça Lauro Jochms está entrando na reta final. Na última sexta-feira, dia 12, a equipe do Trianon venceu a equipe do Flamengo por 2 a 1, pela categoria Veteranos, com gols de Jair Roesch e Egidio Kuentzer, pelo Trianon e de Ademir Santarem, pelo Flamengo. Durante a partida, Jackson Rabuske do Trianon recebeu cartão amarelo.

Na mesma noite, pela categoria Veteranos, a equipe do São João venceu por 5 a 3 a equipe do Tricolor, com gols de Gilberto Fumagali (2), Elias Oliveira e Cláudio Lopes (2), pelo São João e pela equipe Tricolor, Paulo da Silva e Jair Borges (2), marcaram os gols. Cláudio Furtado e Leonildo Lopes, foram punidos com cartão amarelo pela equipe do São João.

Pelo jogo da Série Ouro da Força Livre, Flamengo/Academia A venceu por 4 a 2 o Trianon. Dionatã Greiner (2) e Alex Oliveira (2), marcaram para o Flamengo/Academia A e Leandro Volz e André Schust, fizeram os gols do Trianon. Alex Oliveira, Samuel Backes e Dionatã Greiner, foram punidos com cartão amarelo do Flamengo/Academia A, e Leandro Volz e Marcos Eifert, do Trianon.

No segundo jogo pela Série Ouro da Força Livre, Vila Cachorro e AFSJ empataram em 1 a 1. César Heinen, marcou para o Vila e Diego da Silva, para o AFSJ. Thaison Koch e Jarbas Weis, do Vila Cachorro, receberam cartão amarelo e Diego da Silva, do AFSJ.
Na terça-feira, dia 16, pela categoria infantil a equipe do CESF B venceu a aquipe do CESF A pelo placar de 3 a 1. Willian Ferreira (2) e Isaias Silveira, marcaram para a equipe do CESF B.

Pela categoria Juvenil, o CESF A venceu por 3 a 1 o CESF B. Matheus Junior (2) e Gabriel Vogt, marcaram para o CESF A e Gabriel Vindo, marcou para o CESF B. Ludwig Waechter, do Cesf A, foi punido com cartão amarelo.

Pela Semifinal da Série Prata da Força Livre, a equipe Rio Grandense venceu por 5 a 4 a equipe Gaúcho. Jackson Jackisch e Evair Scherer (4), marcaram para o Rio Grandense e Juarez Bastos e Fábio Melo (3), marcaram para o Gaúcho. Elvio da Silva, do Rio Grandense e Juarez Bastos, do Gaúcho, foram punidos com cartão amarelo.

Na mesma noite, pela Semifinal da Série Prata da Força Livre, a equipe do Milan venceu a equipe do Liverpool por 4 a 3. Patrick Henckes (2), José Vogt e Tiago Jesus, marcaram para o Milan e Bernardo Knod (3), marcou para o Liverpool. Bernardo Knod e Dênis Cortes, do Liverpool e José Vogt, do Milan, foram punidos com cartão amarelo.

Próxima rodada:
A partir de agora inicia a fase final do Campeonato Municipal de Futsal- Taça Lauro Jochims. Hoje pela categoria Veteranos, acontece os jogos da semifinal entre a equipe do São João e a equipe do Tricolor. E, logo em seguida, a equipe do Trianon enfrenta a equipe do Flamengo.
Pela Série Ouro da Força Livre, o AFSJ enfrenta o Vila Cachorro e o time do Trianon enfrenta o time do Flamengo/Academia A.
Na próxima terça-feira, dia 23, os jogos começam às 20h, com a disputa do terceiro lugar dos Veteranos e também a disputa do terceiro lugar do Força Livre.
Pela categoria Juvenil, acontece a final entre as equipes Serrano e CESF A. Os demais jogos da final acontecem nos dias 23 de janeiro e 2 de fevereiro.

 

 

Publicado em

Administração Municipal de Gramado Xavier avalia 2017

Continuação da reportagem, a primeira parte foi veiculada na edição de 12 de janeiro, sobre a avaliação do prefeito e secretários do ano de 2017.
projetos

Prefeito de Gramado Xavier: Pretendemos inaugurar em janeiro a ampliação da Unidade Básica de Saúde. Aumento da rede de água do Pinhal São Francisco. A compra do terreno para a creche e iniciar a ampliação da creche. Também vamos lançar o edital para uma nova licitação da quadra poliesportiva na comunidade de Linha Banhado Grande e da escola de Linha Pinhal São Francisco.

S.M.ADM: A Secretaria de Administração agradece a todos que contribuíram para o desenvolvimento deste ano que avaliamos ter sido positivo e desejamos a todos um Feliz Ano Novo.

S.M.A: Para 2018, espera-se, que com a aquisição de três maquinas na secretaria se consiga atender mais e melhor a população. Espera-se também para o ano que vem, a construção de um espaço maior para a feira agrícola que já está em atividade na cidade.

S.M.DE.T.D.L: Para 2018 alguns projetos estão em desenvolvimento, pensando sempre no bem estar e no lazer do povo gramado xavierense.
S.M.F: Para 2018 esperamos pôr em prática o orçamento previsto, planejando de forma ajustada, para que possamos manter os serviços, atendendo de forma satisfatória os interesses na população. Zelamos sempre pelo equilíbrio do orçamento, cuidando e de forma transparente podendo aplicar os recursos públicos nas áreas essenciais e de maior necessidade da comunidade.

S.M.O.V.T.SP: Estamos com o projeto de trabalhar com alargamento, limpar bueiros e realizar cascalhamento em cada comunidade, em que a máquina não será retirada do local até que o trabalho seja finalizado.

S.M.S: Em 2018, vamos inaugurar a ampliação da Unidade Básica de Saúde, e a aquisição de uma nova ambulância, para ajudar no transporte dos pacientes.

 

Publicado em

Treinamento sobre a Nota Fiscal Eletrônica será na próxima terça-feira

 

A Prefeitura de Sinimbu promove na próxima terça-feira, dia 23, um treinamento para explicar mais sobre o sistema da Nota Fiscal Eletrônica, esclarecer dúvidas e até mesmo realizar treinamentos específicos para a emissão do documento. Obrigatória a partir de julho para todas as empresas prestadoras de serviços e os MEIs – Microempreendedores Individuais -, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica em Sinimbu poderá ser feita a partir de fevereiro.

A regulamentação da aplicação da Lei na modernização da área tributária foi realizada em dezembro no município de Sinimbu. O sistema de Nota Fiscal Eletrônica funcionará a partir de um certificado digital SafeWeb (empresa provedora de solução de Nota Fiscal Eletrônia e credenciada pelo município). O mesmo pode ser adquirido pela internet no endereço www.safeweb.com.br ou através do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec). Além disso, antes de aderir a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, os prestadores de serviço deverão buscar a autorização do setor de fiscalização do município.

Para que todos entendam o sistema e a mudança, um treinamento será oferecido na terça-feira. Todos os proprietários de empresas prestadoras de serviços, MEIs ou contadores podem participar. A programação inicia às 13h30 e será realizada na Câmara de Vereadores.

Publicado em

Ponte pênsil em Alto Rio Pequeno é recuperada

A Secretaria de Obras de Sinimbu, através dos profissionais responsáveis pelo setor, realizou melhorias na ponte pênsil que dá acesso a propriedade de Hilário Wartchow e Eloir Bugs, em Alto Rio Pequeno. As obras foram realizadas ao longo da última semana e concluídas no início desta.
A ponte pênsil foi totalmente refeita, beneficiando os moradores que a utilizam. Conforme o prefeito em exercício e também secretário de Obras, Claus Wagner, a ponte antiga estava deteriorada e não foi possível reutilizar o material.

Publicado em

Câmara realiza sessões extraordinárias para apreciação de 11 projetos de lei

Maioria dos projetos trata sobre reajuste aos servidores do Executivo e do Legislativo.
A Câmara de Vereadores de Sinimbu realizou na terça-feira, dia 16, a primeira sessão extraordinária deste ano. A convocação foi feita para a apreciação de oito projetos de lei encaminhados pelo Executivo Municipal. Como vários destes projetos tratam sobre a revisão anual de salários dos servidores, ativos e inativos, o Legislativo acabou apresentando também outros três projetos de lei que versam sobre o mesmo tema na esfera da Câmara de Vereadores e para os cargos eletivos.

O projeto 01/L/2018 concede reajuste de 2,93% aos servidores da Câmara de Vereadores bem como aumento real de 0,07%, retroativo a 1º de janeiro. No mesmo sentido, o projeto 06/E/2018 prevê o mesmo reajuste, porém, para os servidores do Executivo Municipal. Neste caso, o projeto ainda prevê um aumento real de 3,86% aos professores da rede municipal, passando o piso do magistério, para jornada de 20 horas semanais, para R$ 1.228,00. Já os projetos 02 e 03/L/2018 concedem reajuste de 2,93% nos subsídios dos vereadores, Prefeito, Vice-prefeito e secretários municipais, índice correspondente à inflação do ano passado.

Ainda no tocante aos servidores públicos, o projeto 05/E/2018 estabelece o aumento de 6% no valor do vale-alimentação, que passará para R$ 265,00 neste mês; o projeto 07/E/2018 reajuste o valor percebido pelos membros do Sistema de Controle Interno, sendo que o coordenador passará a receber R$ 461,00 por reunião, limitado a R$ 1.383,00 ao mês, e os demais membros R$ 291,50 por reunião, limitado a R$ 874,50 ao mês, enquanto o projeto 08/E/2017 altera a Lei nº 1.659, referente a LDO de 2018, prevendo os reajustes tanto nos salários dos servidores como CCs – Cargos em Comissão – e FGs – funções gratificadas -, o aumento nos salários dos membros do Conselho Tutelar e no valor do vale-alimentação.
Afora estes projetos, o 01/E/2018 ratifica o protocolo de intenções para a criação do Consórcio Famurs, abrangendo os 497 municípios gaúchos, de natureza multifinalitária, destinado a estabelecer relações de cooperação federativa para realização de objetivos de natureza complementar, com finalidades e objetivos de forma conjunta e articulada com os consórcios regionais já existentes; o projeto 02/E/2018 autoriza a contratação emergencial de um cirurgião-dentista por até seis meses, tendo em vista que um profissional do quadro efetivo pediu exoneração; o projeto 03/E/2018 autoriza a prorrogação de contrato de agente comunitário de saúde até o mês de maio deste ano em face de licença-gestante de outra funcionária da mesma área, e o projeto 04/E/2018 prevê a renovação de incentivo industrial para a empresa Visales Indústria e Comércio de Confecções Ltda., mediante o pagamento de aluguel mensal no valor de R$ 1.600,00. A empresa atualmente emprega 48 funcionários e projeta um incremento de 10% até o final deste ano.

Todos os projetos seguem em pauta. Diante disto, os vereadores decidiram pela realização de nova sessão extraordinária na segunda-feira, dia 22, com início às 19 horas, quando há a possibilidade destes projetos serem votados em plenário

Publicado em

Sandra Backes transmitiu o cargo para Claus Wagner

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, realizou na manhã da última quarta-feira, dia 17, a transmissão de cargo ao vice prefeito Claus Wagner. O ato ocorreu devido as férias de Sandra, que se estendem até o dia 31 de janeiro.
Durante esse período, Claus será o Prefeito em Exercício. De acordo com ele, atos assim são possíveis somente quando há entrosamento entre a gestão.

SECRETARIAS
Além de Sandra, o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho, também está de férias. Já a secretária de Educação, Mariane Panke, estará de férias a partir de segunda-feira, dia 22.Dessa forma, Claus assumirá essas secretarias também, de forma temporária.
A medida visa evitar gastos com a posse de novos secretários e manter a economia que a atual gestão vem fazendo desde o início do mandato.

Publicado em

Obras para a melhoria das estradas continuam acontecendo no interior

 

A Secretaria de Obras de Sinimbu segue trabalhando em diversas localidades do município. Estradas estão sendo patroladas, um passo está sendo recuperado e a limpeza das margens da rodovia RSC 471 está sendo realizada.

Conforme o prefeito em exercício e também secretário de Obras, Claus Wagner, essa semana a Secretaria está patrolando a estrada de Alto Sinimbu – Linha Rio Grande Já na próxima semana, as melhorias devem se concentrar na estrada do Bismarck. “Também estamos trabalhando na recuperação do passo na Linha Rio Grande, no Winck. Algumas lajes se soltaram e vamos prender elas novamente. Esse passo ainda é dos modelos antigos, sem bueiros”, destaca Claus.

A equipe da Secretaria de Obras também realizou roçadas e a limpeza das margens da RSC 471, próximo ao trevo de chegada ao centro de Sinimbu. Claus lembra que a responsabilidade pela rodovia é do Daer, mas que a Secretaria precisou intervir, uma vez que as melhorias eram necessárias e aguardadas pela comunidade.

Segundo ele, a limpeza das margens é uma questão de segurança. “Tomamos a atitude de realizar esse serviço para evitar acidentes, da mesma forma em que auxiliamos no ano passado na colocação dos tachões na Curva do Tchê. Agora já faz um ano que não tivemos acidentes no local. Esperamos que isso continue assim. Sabemos que os tachões não são tudo o que a comunidade queira, mas já é uma medida que ajuda na segurança de todos”, finaliza.

Publicado em

Consciência e conforto: confira dicas para economizar nas altas temperaturas

Ter a própria casa ou apartamento é uma delícia, não é? Mas junto com os benefícios, vêm também as contas. Água, gás, internet, luz. Se não tomarmos cuidado acabamos exagerando no consumo e gastando mais do que o previsto, principalmente com a energia, e, isso ocorre principalmente no verão, onde as temperaturas estão em rápida elevação.

Céu sem nebulosidade e baixa umidade relativa do ar. É isso que todos esperam para poder aproveitar este período de calor e as férias. Mas, é muito importante estar atento ao uso seguro e consciente da energia elétrica, sem perder o conforto e livre de qualquer perigo. Conheça algumas pequenas mudanças de hábito e atitudes que de acordo com a concessionária de energia elétrica RGE Sul, irão fazer você economizar energia elétrica e não correr riscos.

DICAS
1. Realize periodicamente a manutenção domiciliar, evitando fios desencapados.
2. Nos dias quentes, colocar o chuveiro na posição “verão” (o consumo será cerca de 30% menor). Em algumas cidades, é possível até desligar o chuveiro.
3. Limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro.
4. Tomar banhos mais rápidos e desligar a torneira ao se ensaboar.
5. Nunca reaproveitar uma resistência queimada. Isso provoca o aumento do consumo e coloca em risco a segurança do usuário.
6. Uma boa opção também são os aquecedores solares para água, que cada vez mais possuem preços atrativos e demandam baixa manutenção.
7. Instalar a geladeira em local bem ventilado, desencostada de paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas.
8. Nunca utilizar a parte traseira da geladeira para secar panos, roupas ou tênis.
9. Nunca colocar alimentos quentes na geladeira.
10. Não forrar as prateleiras da geladeira (a falta de ar circulando entre as prateleiras exige mais consumo de eletricidade).
11. Não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e não se esquecer de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado. Um bom teste é colocar uma folha de papel, fechar a porta da geladeira e tentar retirá-la. Se a folha sair muito fácil, pode ser que a borracha já esteja precisando de manutenção.
12. Apagar a luz ao sair de um ambiente.
13. Não dormir com a televisão ligada.
14. Não usar benjamins (item que serve para ligar vários aparelhos a uma só tomada e que a sobrecarrega).
15. Evite o uso frequente de extensões, não as deixe soltas pela casa.
16. Acumular roupas para lavar e também para passar. O tempo para aquecer o ferro representa um consumo bem alto. É melhor que isso seja feito menos vezes.
17. O ferro elétrico tem regulagem de temperatura. Procure separar as roupas por temperatura que serão passadas, assim pode tornar o uso mais econômico.
18. Limpe o filtro da máquina de lavar, com frequência.
19. A substituição das lâmpadas incandescentes e fluorescentes para tecnologia LED é importante também quando pensamos no aquecimento do ambiente, sendo que a incandescente aquece muito, e a LED é fria. Não aumentando o aquecimento do ambiente, é possível utilizar menos o ar condicionado e ventilador. Se para iluminar uma cozinha utiliza-se uma lâmpada incandescente de 100 Watts, a substituição por uma modelo a LED pode trazer uma economia de até 80%.

Caso o tempo mude e chova ou ocorra temporal, os procedimentos de segurança devem ser também observados. Não faça reformas ou consertos elétricos nesses dias. Também não se aproxime, nem toque em fios elétricos, mesmo que estejam caídos e rompidos – a água é condutora de eletrecidade-. Durante os momentos de chuva forte, fique distante da rede elétrica, inclusive dentro de casa.

Mantenha-se longe de portas e janelas metálicas, não tome banho quando estiver chovendo muito forte, nunca se abrigue embaixo de árvores e procure ficar dentro de casa ou no interior de um carro, principalmente quando houver incidência de raios.

E lembre-se: todos nós podemos ajudar a combater o desperdício. Ao tomar atitudes cotidianas para economizar energia elétrica, todos nós ajudamos a preservar o meio ambiente, ampliamos o tempo de vida dos recursos não-renováveis e, principalmente, adiamos a construção de usinas e a implantação de novas linhas de transmissão – uma prática que beneficia o mundo inteiro, além de economizar do bolso.

Publicado em

Empresas de Sinimbu poderão aderir à emissão da nota fiscal eletrônica a partir do mês de fevereiro

 

As empresas prestadoras de serviço instaladas no município de Sinimbu, poderão aderir à emissão da nota fiscal eletrônica a partir do mês de fevereiro. O novo sistema se tornará obrigatório a partir de julho para todas as empresas, inclusive MEIs – Microempreendedores Individuais.
Em Sinimbu, um decreto foi publicado em dezembro regulamentando a aplicação da lei na modernização da área tributária no âmbito do ISS. Além disso, um treinamento será oferecido para os proprietários das empresas prestadoras de serviços ou pessoas por estas indicadas, assim como também para contadores, que realizam a emissão de notas ou auxiliam no processo.

O sistema de nota fiscal eletrônica funcionará a partir de um certificado digital SafeWeb (empresa provedora de solução de nota fiscal eletrônia e credenciada pelo Município). O mesmo pode ser adquirido pela internet no endereço www.safeweb.com.br ou através do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec). Além disso, antes de aderir à emissão da nota fiscal eletrônica, os prestadores de serviço deverão buscar a autorização do setor de fiscalização do Município.

TREINAMENTO
Para explicar mais sobre o sistema da nota eletrônica, esclarecer dúvidas e até mesmo realizar treinamentos específicos para a emissão deste documento, um treinamento será realizado no dia 23 de janeiro, terça-feira. A ação, promovida pela Prefeitura de Sinimbu, acontece na Câmara de Vereadores, a partir das 13h30. Todos os proprietários de empresas prestadoras de serviços, MEIs ou contadores podem participar.