Publicado em

Escolinha enfrenta o Esmeralda pela LIF 2018

A Escolinha Herveiras enfrenta neste sábado, dia 21, a Escolinha Esmeralda de Santa Cruz do Sul pela LIF – Liga Integração de Futsal, competição regional de escolinhas de futsal. A competição conta com sete equipes. Além de Herveiras e Esmeralda, estão na disputa Flamengo de Santa Cruz, CESF Sinimbu, Korpus Candelária, APEF Paraíso do Sul,CFA Venâncio Aires.

Os jogos no sábado ocorrem no ginásio da escola Emílio Alves Nunes, a partir das 8h30, em cinco categorias, sub-8, sub-98 , sub-11, sub-13 e sub-15. Conforme os treinadores, a Escolinha Herveiras iniciou os treinamentos em março e ainda não está no seu melhor estágio, mas a participação e apoio dos pais e comunidades será importante.

Publicado em

Prefeito ganha pena no regime semiaberto

 

Condenado a três anos de detenção, seis anos e cinco meses de reclusão e 350 dias-multa, o prefeito de Herveiras, Paulo Nardeli Grassel (MDB), terá que cumprir a pena em regime semiaberto. O Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS) acolheu, por maioria, na última sexta-feira, dia 13, o embargo infringente encaminhado pelo advogado de defesa, Genaro José Baroni Borges, revertendo a decisão anterior que determinava o cumprimento da sentença em regime inicial fechado.

Grassel foi condenado em novembro de 2015, na 1ª Vara Criminal de Santa Cruz do Sul, por envolvimento em supostas irregularidades na realização de um concurso público do Município, entre novembro de 2006 e março de 2007. Em dezembro do ano passado, ele também foi condenado na ação civil referente ao processo, no julgamento na 1ª Vara Cível de Santa Cruz do Sul. Neste processo, por ato de improbidade administrativa, com a suspensão dos direitos políticos por oito anos. No entanto, a defesa entrou com recurso, sem data ainda de julgamento.

A Operação Gabarito foi deflagrada pela Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre, sobre um suposto esquema organizado por um grupo de empresas sediadas no interior do Estado, cujo objetivo era fraudar licitações destinadas à realização de concursos para provimento de cargos públicos. Segundo as investigações, Grassel teria feito parte do esquema.

Em razão das divergências entre os desembargadores que julgaram o recurso de Paulo Grassel, a assessoria jurídica do Prefeito inicialmente entrou com pedido de embargos declaratórios e, depois, com embargos infringentes para que fosse reexaminada a questão das divergências em relação ao regime inicial de cumprimento da pena de reclusão. O recurso é cabível contra acórdão não unânime proferido em apelação ou ação rescisória, dirigido ao próprio tribunal que pronunciou a decisão impugnada.

A execução penal depende do retorno do processo para o Fórum de Santa Cruz do Sul. Com a definição sobre o cumprimento da pena, resta agora ser definido se será com o uso de tornozeleira eletrônica ou com o recolhimento à noite e nos fins de semana em presídio, bem como a permanência ou não no cargo de Prefeito de Herveiras.

Publicado em

Municipal de Herveiras começou domingo


O CMD – Conselho Municipal de Desportos – de Herveiras, através da Secretaria de Educação, Desporto e Cultura de Herveiras e em pareceria com a Sociedade esportiva Cultural Herveiras, deu início no domingo, dia 8, ao Campeonato Municipal de Futebol 2018 de Herveiras. Dois jogos abriram a competição, que conta com cinco equipes.
Antes do início da rodada, houve a solenidade oficial, com pronunciamentos, execução dos hinos e juramento do atleta. A cerimônia contou com a presença de autoridades e soberanas do município.
Segundo o vice-prefeito e presidente do CMD, Roberto Bringmann, o objetivo da competição e da Administração Municipal, é incentivar o esporte e buscar a integração dos desportistas, valorizando novamente o futebol e também buscar atrair os jovens para modalidade. “Acreditamos que para esta primeira competição, que é uma retomada do futebol, a participação de cinco equipes é satisfatória, com a participação de atletas de todas as localidades, levando a integração de todos que apreciam o futebol de campo. Só temos a agradecer aos coordenadores das equipes que se mobilizaram e a parceria com a SEC Herveiras que cedeu o campo para realização de todos os jogos e que a competição seja motivo de integração, surgimento de amizades e que as famílias voltem a prestigiar o mesmo”, finalizou Bringmann.
A rodada inaugural teve a vitória do Sefah/Jappe sobre o Atlântico por 3 a 1, com gols de Dieime abrindo o placar para o Atlântico e Eduardo empatando e dois de Vitor, virando o placar para o Sefah. Cartão amarelo para Marcos do Sefah e Dieime, Silvério e Rafael do Atlântico e vermelho para Valmei do Atlântico.
Após, o PSG venceu o Sefah Solled por 6 a 1 com gols de Joel(2), Luis, Gabriel, Anderson e Vinícius para o PSG e Joel para o Sefah, com cartão amarelo para Sílvio e Caio do PSG . A equipe do Solled iniciou a partida com 10 jogadores e após um atleta se lesionou, atuou o segundo tempo apenas com 9 jogadores.
A segunda rodada está programada para o dia 15 de abril com início às 13h30. Jogarão Sefah/Solled e Aafah e logo após, PSG e Atlântico, folgando Sefah/Jappe.

Publicado em

Seguem as atividades da escolinha de futsal

As categorias de base do futebol e futsal de Herveiras terão novidades e seguimento neste ano de 2018. A Prefeitura de Herveiras, através do Conselho Municipal de Desportos e Secretaria de Educação, Desporto e Cultura e em parceria novamente com a Escola Estadual Emílio Alves Nunes, SEC Herveiras e neste ano com apoio das escolas do Município, vai seguir com o Projeto Escolinha de Futebol-Futsal.

As atividades inaugurais de forma oficial ocorreram na quarta-feira, dia 04, no ginásio da Escola Emílio Alves Nunes com parte dos alunos da escolinha. No entanto as atividades já iniciaram juntamente com as aulas no início de março. O ato teve a presença do vice-prefeito e presidente do CMD Roberto Bringmann, secretário de Educação, Desporto e Cultura José Luiz Grassel, diretora da escola Emílio Sirlei Battisti, coordenador/treinador do projeto escolinhas Marcos Luedtke, monitor/treinador Mateus Weber, treinador Sandro Gonçalves.

O projeto terá sequência com as atividades nos moldes de 2017, com parcerias e apoios de entidades, colaboradores e patrocinadores, num conjunto de esforços de vários segmentos e pessoas voluntárias, onde as crianças não pagam nada para participar dos treinos, tendo como compromisso ir bem na escola. Par participar de Campeonatos as crianças deverão ter Carteira de Identidade e adquirir o uniforme.

O objetivo da escolinha é formativo e social. “As crianças terão oportunidade de estarem socializando-se através de sua prática do futebol e futsal, conhecendo direitos e deveres e mesmo que um dia não cheguem a ser profissionais de futebol-futsal, serão sabedores de seu papel na sociedade.”, explica Marcos, que está coordenando o Projeto, junto com o monitor Mateus Weber e o treinador Sandro Medeiros Gonçalves.

O vice-prefeito Roberto Bringmann e o secretário de Educação José Luis Grassel destacaram o incentivo do Município para a base, pensando no futuro do esporte e das crianças. A diretora Sirlei e o treinador Sandro também destacaram a importância do respeito e obediência as normas e do bom andamento nas atividades escolares, o que será observado para convocação e participação nos jogos.

O prefeito Paulo Nardeli Grassel disse a iniciativa foi bem vista em 2017 com resultados muito satisfatórios, e muito importantes para as crianças como meio de socialização, inteiração e educação e que inclusive o apoio ao esporte e sua revitalização em Herveiras vem ao anseio da população e prevista em suas metas de Governo.
Em 2017, a escolinha participou do regional de futebol Liga Gauchinho e do regional de futsal UEF Cup. Para 2018 haverá amistosos de futebol e a participação na LIF – Liga Integração de Futsal, com as equipes do GEFAF Herveiras, CESF Sinimbu, APEF de Paraíso do Sul, CFA/Unisc de Venâncio Aires, Korpus de Candelária, Flamengo e Esmeralda de Santa Cruz do Sul.

Os treinos no centro ocorrem as segundas-feiras a tardinha para o sub-15, as quartas-feiras de manhã para sub-13, sub-11, sub-9 e sub-7 e quintas-férias a tardinha para o sub-11 e em Linha Pinhal na escola Maurício Cardoso nas tardes de terças-feiras para o feminino e sub-13, sub-11, sub-9 e sub-7 e ainda em Linha Herval São João na escola General Osório, nas quintas-feiras de manhã para o sub-9 e sub-7. Os treinos de futebol de campo vão ocorrer a cada duas semanas aos sábados, em datas previamente divulgadas.

Futsal LIF– A escolinha GEFF Herveiras inicia sua participação no regional de futsal denominado LIF- Liga Integração de Futsal no próximo dia 21 de abril, um sábado de manhã, contra a equipe do Esmeralda de Santa Cruz nas categorias sub-8, sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15.

Publicado em

Fichas do Municipal serão entregues na segunda

O CMD – Conselho Municipal de Desportos de Herveiras, através da Secretaria de Educação, Desporto e Cultura de Herveiras definiu para segunda-feira, dia 26, a data de entregas das fichas e congresso técnico do Campeonato Municipal de Futebol 2018 de Herveiras.
Na oportunidade cada equipe deverá mandar um representante para se fazer presente na reunião que ocorrerá às 19 horas na sala de reuniões do CRAS, em frente a Feira Rural.

Cada equipe poderá inscrever 18 jogadores, dos quais três deverão ser do juvenil (nascidos em 2000 ou depois) e quatro jogadores inscritos deverão ser veteranos (nascidos em 1983 ou antes). A fórmula de disputa se dará em função do número de equipes inscritas, mas a previsão é de que seis equipes confirmem a sua inscrição na competição. Maiores informações estarão no regulamento e serão esclarecidas no congresso técnico. A previsão de início da competição é 31 de março.

Publicado em

Herveiras lança Municipal de Futebol


O CMD – Conselho Municipal de Desportos de Herveiras, através da Secretaria de Educação, Desporto e Cultura de Herveiras definiu esta semana a realização do Campeonato Municipal de Futebol. O regulamento da competição e as fichas de inscrição já estão disponíveis desde segunda-feira, dia 12.
Segundo o presidente do CMD, Roberto Bringmann, o objetivo é fomentar outras práticas esportivas. No ano passado conseguimos realizar a Taça Cidade de Futsal, o Municipal de Canastra e o tradicional Municipal de Futsal, além das atividades da escolinha, e este ano queremos ampliar um pouco mais as atividades, iniciando o ano com o futebol, que é um esporte que também tem o gosto da comunidade herveirense”, disse.
Os vínculos dos atletas são os mesmo exigidos para o Municipal de Futsal com algumas alterações. Também estarão abertas as inscrições para o sub-13 (nascidos em 2005 ou depois) e feminino, mas neste caso somente haverá disputas com a inscrição de no mínimo três equipes. Cada equipe poderá inscrever 18 jogadores, dos quais três deverão ser do juvenil (nascidos em 2000 ou depois) e quatro jogadores inscritos deverão ser veteranos (nascidos em 1983 ou antes).
A fórmula de disputa se dará em função do número de equipes inscritas e maiores informações estarão no regulamento. A previsão de início da competição é 31 de março

Publicado em

Alvarás estão a disposição a partir de segunda-feira

Os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço devem ficar atentos. A Prefeitura de Herveiras, através da Secretaria de Finanças e Planejamento anunciou esta semana que os carnês para pagamento das taxas de renovação para o alvará 2018, estarão disponíveis na Lotérica de Herveiras, a partir de segunda-feira, dia 26. O vencimento dos carnês ocorre no dia 10 de março. Após o pagamento, o Alvará de Localização e Funcionamento e Alvará Sanitário/Saúde, poderão ser solicitados junto a Prefeitura.

Os estabelecimentos também devem observar sua regularidade quanto ao alvará dos bombeiros. Os proprietários de estabelecimentos devem verificar a validade dos PPCIs e providenciar a renovação em caso de vencimento. Quem não estiver em dia será notificado e poderá, inclusive, ter que pagar multa e terá o alvará retido até a regularização.
Os estabelecimentos e prestadores de serviço que já possuírem o alvará dos bombeiros atualizados e ainda não apresentaram, devem encaminhar cópia na Prefeitura para regularização do cadastro. Os estabelecimentos que também estiverem em desacordo não podem fornecer produtos ou serviços para Prefeitura.

Após o dia 10 de março, o Setor de Fiscalização da Secretaria de Finanças e Planejamento da Prefeitura de Herveiras, juntamente com a fiscalização Sanitária, irá ampliar a fiscalização junto aos estabelecimentos comerciais locais e ambulantes. A atividade de fiscalização é permanente ao longo do ano de forma direta ou indireta, mas em função dos vencimentos dos alvarás e período de regularização, será intensificada.

Salões Comunitários/Ginásios – O APPCI – Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndios, fornecido pelos Bombeiros, também é obrigatório para pavilhões comunitários, salões e ginásios. Os responsáveis devem manter em dia o alvará, pois o Município não liberará alvará de eventos sem a devida regularização.
Ambulantes

A Prefeitura/Setor de Fiscalização também orienta a comunidade em geral para que não compre nenhum produto, sejam utensílios como redes, panelas ou roupas, sejam verduras e frutas como melancias, bem como, alimentos de mercados ou outros, como padeiros, vendedores de gás, de ambulantes sem antes solicitar vistas do alvará de autorização da Prefeitura. Os vendedores devem portar e apresentar o alvará. Caso não tenham alvará não fazer a compra, pois podem ser produtos sem procedência.Ambulantes sem alvará devem ser denunciados a Prefeitura.

Publicado em

Brigada Militar de Herveiras recupera veículo roubado

 

Por volta das 23h30, da última terça-feira, dia 26, o condutor de um Gol com placa AIL 5996, morador da localidade de Linha Alto Faxinal, interior de vale do Sol, foi até a linha Fernandes, interior de Herveiras, juntamente com um amigo, para visitar a namorada. Chegando a frente da residência dela, o condutor desceu do veículo e o caroneiro, seu amigo, ficou dentro do carro aguardando-o.

Durante esse período, apareceram dois elementos em uma motocicleta Twister vermelha, onde de acordo com o relato da vítima, um deles estaria apontando um revólver, quando anunciaram o assalto. Nesse momento, a vítima teve que abandonar o veículo e correr para um matagal, entrando em contato com a Brigada Militar de Herveiras em seguida.

Com o chamado, a guarnição de serviço se deslocou até o local e constatou que se tratava de um roubo. Sendo assim, iniciou as buscas ao veículo e aos dois assaltantes. De acordo com a BM de Herveiras, as buscas se estenderam pela madrugada, sendo que ao amanhecer, moradores da região, os avisaram que havia um carro abandonado em uma entrada sem saída da moradia de um agricultor.

Sandro, comandante da Brigada Militar de Herveiras, resaltou que “acreditamos que por não serem da região e também por não conhecerem os acessos a localidade os assaltantes acabaram entrando em uma estrada sem saída, e também como ficamos durante um período bem grande realizando abordagem a veículos e pessoas naquela região, os mesmos não tiveram a tranquilidade de saírem daquela localidade, tendo que abandonar o seu roubo”.

Publicado em

Prefeito é condenado após investigação de fraude

 

O prefeito do município de Herveiras, Paulo Nardeli Grassel, foi condenado pela Justiça da Comarca de Santa Cruz do Sul pela fraude no concurso público de 2007 , período em que também exercia a função de prefeito. A fraude vinha sendo investigada pela Operação Gabarito, que detectou ilegalidades em concorrências de diversas cidades gaúchas.
Paulo Grassel foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo período de oito anos, pagamento do valor do prejuízo ao erário (R$15.975,00, a serem corrigidos), multa de cinco vezes esse valor corrigido e proibição de contratar com o poder público por cinco anos. Outras pessoas também foram condenadas por participação no esquema.
Também já houve condenação criminal em primeiro grau de Paulo Nardeli Grassel e outros réus pela participação no esquema ilícito elucidado na “Operação Gabarito”. Como na sentença o Juízo não determinou o afastamento do cargo do prefeito, o Ministério Público irá recorrer ao Tribunal de Justiça na busca dessa sanção.
Em outra ação civil pública, o Ministério Público conseguiu, por meio de agravo de instrumento impetrado junto ao Tribunal de Justiça pelo promotor de Justiça Érico Fernando Barin, o afastamento do assessor jurídico Ademar Antunes da Costa. A ação foi ajuizada porque Ademar da Costa teve como cliente o réu Paulo Grassel mesmo quando esse não era mais prefeito. Ele atuou em nome do município de Herveiras e, ao mesmo tempo, como procurador do réu, que o nomeou para o desempenho do cargo público em três mandatos (2005/2008, 2008/2012 e 2017/2020).

Publicado em

Herveiras elegeu sua nova corte na sexta-feira

Na última sexta-feira, dia 1º de dezembro, o município de Herveiras escolheu a sua nova corte. Representando o Sindicato dos Servidores Municipais, Camila Patrícia Padilha, 20 anos, foi escolhida rainha do município. Já Diuliane Oliveira, representante da Associação Atlântica e Grupo de Jovem Força Jovem foi escolhida 1ª princesa, e Taiane Padilha Tatsch, representando o PTG – Piquete de Tradições Gaúchas Presilha Crioula de Linha Cristina, 2ª princesa.
Além das três eleitas, outras sete meninas participaram do concurso, que contou com diversas atividades. No dia da escolha, as candidatas participaram de um coquetel com os jurados na prefeitura e o desfile das meninas no salão da comunidade Santa Terezinha. Autoridades do município, bem como municípios vizinhos e suas soberanas se fizeram presentes no evento. Após a divulgação, aconteceu o tradional baile, que contou com a animação da Banda Mercosul.

Candidatas
Alessandra De Oliveira Francisco – Grupo de Mães Unidas Venceremos
Camila Patrícia Padilha- Sindicato dos Servidores Municipais
Diuliane Oliveira – Associação Atlântico Herveiras e Grupo de Jovens Força Jovem
Evilin Beatriz Werner- Grupo do Lar Unidas Para Servir – Herval São João e Eeem Emilio Alves Nunes
Milena Wojahn – Comunidade Católica Santa Teresinha
Taiane Padilha Tatsch – PTG – Presilha Crioula
Renata Severo dos Santos – Grupo da Terceira Idade Amigos Para Sempre
Naiara Volz Alves – Associação em Prol do Desenvolvimento Comunitário de Linha Pinhal
Marciane Becker- Sociedade Mista Progresso de Linha Herval São João
Gésica Ribeiro dos Santos – Emater