Publicado em

Finalistas do Municipal serão definidos hoje

 

O Campeonato Municipal de Futsal de Sinimbu – Taça Lauro Jochms está entrando na reta final. Na última sexta-feira, dia 12, a equipe do Trianon venceu a equipe do Flamengo por 2 a 1, pela categoria Veteranos, com gols de Jair Roesch e Egidio Kuentzer, pelo Trianon e de Ademir Santarem, pelo Flamengo. Durante a partida, Jackson Rabuske do Trianon recebeu cartão amarelo.

Na mesma noite, pela categoria Veteranos, a equipe do São João venceu por 5 a 3 a equipe do Tricolor, com gols de Gilberto Fumagali (2), Elias Oliveira e Cláudio Lopes (2), pelo São João e pela equipe Tricolor, Paulo da Silva e Jair Borges (2), marcaram os gols. Cláudio Furtado e Leonildo Lopes, foram punidos com cartão amarelo pela equipe do São João.

Pelo jogo da Série Ouro da Força Livre, Flamengo/Academia A venceu por 4 a 2 o Trianon. Dionatã Greiner (2) e Alex Oliveira (2), marcaram para o Flamengo/Academia A e Leandro Volz e André Schust, fizeram os gols do Trianon. Alex Oliveira, Samuel Backes e Dionatã Greiner, foram punidos com cartão amarelo do Flamengo/Academia A, e Leandro Volz e Marcos Eifert, do Trianon.

No segundo jogo pela Série Ouro da Força Livre, Vila Cachorro e AFSJ empataram em 1 a 1. César Heinen, marcou para o Vila e Diego da Silva, para o AFSJ. Thaison Koch e Jarbas Weis, do Vila Cachorro, receberam cartão amarelo e Diego da Silva, do AFSJ.
Na terça-feira, dia 16, pela categoria infantil a equipe do CESF B venceu a aquipe do CESF A pelo placar de 3 a 1. Willian Ferreira (2) e Isaias Silveira, marcaram para a equipe do CESF B.

Pela categoria Juvenil, o CESF A venceu por 3 a 1 o CESF B. Matheus Junior (2) e Gabriel Vogt, marcaram para o CESF A e Gabriel Vindo, marcou para o CESF B. Ludwig Waechter, do Cesf A, foi punido com cartão amarelo.

Pela Semifinal da Série Prata da Força Livre, a equipe Rio Grandense venceu por 5 a 4 a equipe Gaúcho. Jackson Jackisch e Evair Scherer (4), marcaram para o Rio Grandense e Juarez Bastos e Fábio Melo (3), marcaram para o Gaúcho. Elvio da Silva, do Rio Grandense e Juarez Bastos, do Gaúcho, foram punidos com cartão amarelo.

Na mesma noite, pela Semifinal da Série Prata da Força Livre, a equipe do Milan venceu a equipe do Liverpool por 4 a 3. Patrick Henckes (2), José Vogt e Tiago Jesus, marcaram para o Milan e Bernardo Knod (3), marcou para o Liverpool. Bernardo Knod e Dênis Cortes, do Liverpool e José Vogt, do Milan, foram punidos com cartão amarelo.

Próxima rodada:
A partir de agora inicia a fase final do Campeonato Municipal de Futsal- Taça Lauro Jochims. Hoje pela categoria Veteranos, acontece os jogos da semifinal entre a equipe do São João e a equipe do Tricolor. E, logo em seguida, a equipe do Trianon enfrenta a equipe do Flamengo.
Pela Série Ouro da Força Livre, o AFSJ enfrenta o Vila Cachorro e o time do Trianon enfrenta o time do Flamengo/Academia A.
Na próxima terça-feira, dia 23, os jogos começam às 20h, com a disputa do terceiro lugar dos Veteranos e também a disputa do terceiro lugar do Força Livre.
Pela categoria Juvenil, acontece a final entre as equipes Serrano e CESF A. Os demais jogos da final acontecem nos dias 23 de janeiro e 2 de fevereiro.

 

 

Publicado em

Treinamento sobre a Nota Fiscal Eletrônica será na próxima terça-feira

 

A Prefeitura de Sinimbu promove na próxima terça-feira, dia 23, um treinamento para explicar mais sobre o sistema da Nota Fiscal Eletrônica, esclarecer dúvidas e até mesmo realizar treinamentos específicos para a emissão do documento. Obrigatória a partir de julho para todas as empresas prestadoras de serviços e os MEIs – Microempreendedores Individuais -, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica em Sinimbu poderá ser feita a partir de fevereiro.

A regulamentação da aplicação da Lei na modernização da área tributária foi realizada em dezembro no município de Sinimbu. O sistema de Nota Fiscal Eletrônica funcionará a partir de um certificado digital SafeWeb (empresa provedora de solução de Nota Fiscal Eletrônia e credenciada pelo município). O mesmo pode ser adquirido pela internet no endereço www.safeweb.com.br ou através do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec). Além disso, antes de aderir a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, os prestadores de serviço deverão buscar a autorização do setor de fiscalização do município.

Para que todos entendam o sistema e a mudança, um treinamento será oferecido na terça-feira. Todos os proprietários de empresas prestadoras de serviços, MEIs ou contadores podem participar. A programação inicia às 13h30 e será realizada na Câmara de Vereadores.

Publicado em

Ponte pênsil em Alto Rio Pequeno é recuperada

A Secretaria de Obras de Sinimbu, através dos profissionais responsáveis pelo setor, realizou melhorias na ponte pênsil que dá acesso a propriedade de Hilário Wartchow e Eloir Bugs, em Alto Rio Pequeno. As obras foram realizadas ao longo da última semana e concluídas no início desta.
A ponte pênsil foi totalmente refeita, beneficiando os moradores que a utilizam. Conforme o prefeito em exercício e também secretário de Obras, Claus Wagner, a ponte antiga estava deteriorada e não foi possível reutilizar o material.

Publicado em

Sandra Backes transmitiu o cargo para Claus Wagner

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, realizou na manhã da última quarta-feira, dia 17, a transmissão de cargo ao vice prefeito Claus Wagner. O ato ocorreu devido as férias de Sandra, que se estendem até o dia 31 de janeiro.
Durante esse período, Claus será o Prefeito em Exercício. De acordo com ele, atos assim são possíveis somente quando há entrosamento entre a gestão.

SECRETARIAS
Além de Sandra, o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho, também está de férias. Já a secretária de Educação, Mariane Panke, estará de férias a partir de segunda-feira, dia 22.Dessa forma, Claus assumirá essas secretarias também, de forma temporária.
A medida visa evitar gastos com a posse de novos secretários e manter a economia que a atual gestão vem fazendo desde o início do mandato.

Publicado em

Obras para a melhoria das estradas continuam acontecendo no interior

 

A Secretaria de Obras de Sinimbu segue trabalhando em diversas localidades do município. Estradas estão sendo patroladas, um passo está sendo recuperado e a limpeza das margens da rodovia RSC 471 está sendo realizada.

Conforme o prefeito em exercício e também secretário de Obras, Claus Wagner, essa semana a Secretaria está patrolando a estrada de Alto Sinimbu – Linha Rio Grande Já na próxima semana, as melhorias devem se concentrar na estrada do Bismarck. “Também estamos trabalhando na recuperação do passo na Linha Rio Grande, no Winck. Algumas lajes se soltaram e vamos prender elas novamente. Esse passo ainda é dos modelos antigos, sem bueiros”, destaca Claus.

A equipe da Secretaria de Obras também realizou roçadas e a limpeza das margens da RSC 471, próximo ao trevo de chegada ao centro de Sinimbu. Claus lembra que a responsabilidade pela rodovia é do Daer, mas que a Secretaria precisou intervir, uma vez que as melhorias eram necessárias e aguardadas pela comunidade.

Segundo ele, a limpeza das margens é uma questão de segurança. “Tomamos a atitude de realizar esse serviço para evitar acidentes, da mesma forma em que auxiliamos no ano passado na colocação dos tachões na Curva do Tchê. Agora já faz um ano que não tivemos acidentes no local. Esperamos que isso continue assim. Sabemos que os tachões não são tudo o que a comunidade queira, mas já é uma medida que ajuda na segurança de todos”, finaliza.

Publicado em

Empresas de Sinimbu poderão aderir à emissão da nota fiscal eletrônica a partir do mês de fevereiro

 

As empresas prestadoras de serviço instaladas no município de Sinimbu, poderão aderir à emissão da nota fiscal eletrônica a partir do mês de fevereiro. O novo sistema se tornará obrigatório a partir de julho para todas as empresas, inclusive MEIs – Microempreendedores Individuais.
Em Sinimbu, um decreto foi publicado em dezembro regulamentando a aplicação da lei na modernização da área tributária no âmbito do ISS. Além disso, um treinamento será oferecido para os proprietários das empresas prestadoras de serviços ou pessoas por estas indicadas, assim como também para contadores, que realizam a emissão de notas ou auxiliam no processo.

O sistema de nota fiscal eletrônica funcionará a partir de um certificado digital SafeWeb (empresa provedora de solução de nota fiscal eletrônia e credenciada pelo Município). O mesmo pode ser adquirido pela internet no endereço www.safeweb.com.br ou através do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec). Além disso, antes de aderir à emissão da nota fiscal eletrônica, os prestadores de serviço deverão buscar a autorização do setor de fiscalização do Município.

TREINAMENTO
Para explicar mais sobre o sistema da nota eletrônica, esclarecer dúvidas e até mesmo realizar treinamentos específicos para a emissão deste documento, um treinamento será realizado no dia 23 de janeiro, terça-feira. A ação, promovida pela Prefeitura de Sinimbu, acontece na Câmara de Vereadores, a partir das 13h30. Todos os proprietários de empresas prestadoras de serviços, MEIs ou contadores podem participar.

Publicado em

Hospital Sinimbu irá receber recursos através de convênio

Uma comitiva de Sinimbu esteve em Porto Alegre ainda em dezembro, no dia 29, confirmando a liberação de recursos para o HBS – Hospital Beneficente Sinimbu. Na oportunidade foi realizada a assinatura do convênio que garante a destinação de R$ 250 mil para a casa de saúde, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM).

A assinatura foi realizada pelo presidente do HBS, Jonas Wegner. A prefeita Sandra Backes e secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, também estiveram presentes no ato. Os recursos são destinados para a compra de equipamentos a serem utilizados pelo HBS. A emenda foi solicitada no início de 2017 pela prefeita Sandra. quando esteve em Brasília. Além de liberar os R$ 250 mil para o HBS, Onyx já garantiu R$ 250 mil para a Saúde e R$ 350 mil para a Agricultura de Sinimbu para este ano.

Publicado em

Decididos os semifinalistas da Série Ouro do Municipal

 

O Campeonato Municipal de Futsal de Sinimbu – Taça Lauro Jochims está entrando na reta final. Nas duas últimas rodadas foram realizados os jogos de ida e volta das quartas de final da Série Ouro, categoria Força Livre. Com os resultados, a competição já tem seus semifinalistas na categoria. Flamengo/Academia A, Trianon, Vila Cachorro e AFSJ iniciam nessa sexta-feira, dia 12, a fase semifinal.

Na rodada de ida das quartas de final, o Flamengo/Academia A venceu o Serrano B por 6 a 3, com gols de Dionatã Greiner (4) e Jackson Bender (2). Gelson Chaves, Lázaro da Rosa e William de Oliveira descontaram. Durante a partida, cartões amarelos para Fernando Lopes, do Flamengo, e Emerson Couto e Gelson Chaves, do Serrano. George do Amaral, do Serrano B também foi punido e levou cartão vermelho. Na mesma noite, o Trianon venceu o Serrano A por 7 a 5. Os gols foram marcados por André Schust (3) Leandro Voelz (2) e Marcos Eifert (2). Eduardo Rodrigues (3), José da Siqueira e Elocir Rodrigues marcaram para o Serrano. Os atletas Leandro Voelz e Marcos Eifert, do Trianon, também levaram cartões amarelos.

Em seguida, ainda na sexta-feira, dia 5, o Vila Cachorro venceu o Linha Branca por 4 a 1, com gols de Thomas Koch, Felipe Kist, Rodrigo Weis e Volmir de Jesus. Jackson Scherer foi o autor do único gol do Linha. Cartões amarelos foram aplicados em Rodrigo Weis, do Vila, e Vangelis Beier e Uiliam da Silva, do Linha Branca.

Para encerrar a rodada de ida, o time do Los Tiburços/Só Na Boa venceu o AFSJ por 4 a 3, com gols de Daniel de Lima (2) e Jeferson Carvalho (2). Luciano Rusch (2) e Diego da Silva descontaram. Luciano ainda acabou levando cartão amarelo.

Na rodada de volta das quartas de final da Série Ouro – Força Livre, terça-feira, dia 9, o Vila Cachorro repetiu a vitória e se classificou, goleando o Linha Branca por 3 a 0. Os gols foram de César Heinen, Thomas Koch e Jair da Rosa. Durante o jogo, cartões amarelos para Jair da Rosa e Felipe Kist, do Vila, e Guilherme Spengler e Angelis Beier, do Linha.

Logo após, o AFSJ venceu o time do Los Tiburços/Só Na Boa por 4 a 1, com gols de Diego da Silva (2), Mateus Costa e Luciano Rusch. Jonas Pranke descontou. Como o Los Tiburços havia vencido o jogo de ida, a partida foi para a prorrogação, quando Mateus Costa fez mais um gol para o AFSJ e Jeferson Carvalho igualou para os Tiburços. Com o empate, por ter tido a melhor campanha no início da competição, o AFSJ acabou se classificando. Durante o jogo, apenas um cartão amarelo foi aplicado para o atleta Félix Chritsmann, do AFSJ.

Outro time classificado para a próxima fase é o Flamengo/Academia A que venceu o jogo de volta por 4 a 1 sobre o Serrano B. Os gols da vitória foram marcados por Jackson Bender, Rômulo Dorfey, Alex de Oliveira e Eduardo Bubolz. O time vitorioso teve ainda quatro cartões amarelos: um para Rodrigo Collar, um para Samuel Backes, um para Jackson Bender e um para Renato Mueller.

Para fechar a rodada de terça, o Trianon empatou com o Serrano A por 2 a 2. Os gols do Trianon foram marcados por Eduardo Schust e Diego Morais. Eduardo Rodrigues e Jardel dos Santos deixaram tudo igual para o Serrano. Com o empate, o Trianon acabou ficando com a vaga na semifinal, pois venceu o jogo de ida. Durante o jogo, cartão amarelo para Márcio Borba, do Trianon, e vermelho para Diego Morais, também do Trianon.

PRÓXIMAS RODADAS
A partir de agora inicia a fase semifinal. Hoje, pelos Veteranos, se enfrentam Trianon e Flamengo. Logo em seguida, o São João joga contra o Tricolor, também pelos Veteranos. Após, na semifinal da Série Ouro da Força Livre, o Flamengo/Academia A encara o Trianon. Para fechar a rodada, pela mesma categoria, o Vila Cachorro duela com o AFSJ.

Na terça, dia 16, a competição registra o confronto dos times do Cesf A e Cesf B, pelo Infantil. Depois, pelo Juvenil, jogam Cesf A e Cesf B. Após esse confronto, iniciam os jogos da semifinal da Série Prata da Força Livre: Rio Grandense x Gaúcho e Liverpool x Milan.
No dia 19, o Campeonato Municipal de Futsal – Taça Lauro Jochims terá dois jogos da semifinal dos Veteranos: São João x Tricolor e Trianon x Flamengo. Em seguida, na semifinal da Série Ouro da Força Livre, jogam novamente AFSJ x Vila Cachorro e Trianon x Flamengo/Academia A.

Publicado em

Tarifa de água terá reajuste de 28% para recompor índice desde 2013

 

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, assinou essa semana o decreto nº 2.304 que determina os percentuais de reajuste da tarifa de água. A mudança leva em consideração o valor que vinha sendo cobrado desde 2013 e o índice de inflação até agora. Os novos valores passam a valer a partir de 1º de fevereiro.

O reajuste será de 28% nas tarifas (veja tabela abaixo), mesmo índice aplicado no valor por excesso de consumo. Também está anexado ao Decreto uma planilha de custos da manutenção da rede de água e segundo o setor responsável, o valor sugerido para o aumento também leva em consideração esses percentuais.

PARA 2019
Segundo o secretário de Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho, um projeto de lei está tramitando na Câmara de Vereadores desde o ano passado para que o valor a ser cobrado seja de acordo com a quantidade de água consumida (ou seja, muda a base de cálculo). “A motivação para essa mudança vem de uma indicação da Câmara de Vereadores, bem como de uma orientação e um estudo feito pelo Controle Interno, que aponta um déficit na comparação custo x arrecadação do sistema”, frisa Carlos.
Esse projeto foi encaminhado em dezembro. “Porém, como o projeto está tramitando na Câmara e se aprovado agora em 2018, a mudança passará a valer apenas a partir de 2019, pois essas mudanças valem apenas no ano seguinte após a aprovação”, explica o secretário.

– Residencial “A”: R$ 28,90. Excesso m3: R$ 4,70.
– Residencial “B”: R$ 43,50. Excesso m3: R$ 4,70.
– Pública: R$ 43,50. Excesso m3: R$ 4,70.
– Comercial “1”: R$ 57,00.Excesso m3: R$ 4,70.
– Comercial “2”: R$ 43,50. Excesso m3: R$ 4,70.
– Industrial: R$ 92,80. Excesso m3: R$ 4,70.
– Ligação de Rede de Água: R$ 76,80.
– Re-ligação do Serviço de Água: R$ 76,80.
– Baixa da Ligação de Água: R$ 76,80.

Publicado em

Sandra e Claus avaliam trabalhos do primeiro ano

 

Continuação da reportagem, a primeira parte foi veiculada na edição de 29 de dezembro de 2017, sobre a avaliação da prefeita e do vice-prefeito do ano de 2017.

CULTURA E TURISMO:
Com o objetivo de resgatar a cultura germânica e promover a integração entre as comunidades, o Torneio das Sociedades de Bolão de Mesa reuniu cinco Sociedades. A competição iniciou em julho e cada Sociedade participante sediou uma etapa. A final da competição aconteceu na Exposin, em novembro. A exemplo de outros anos, o Campeonato Municipal de Tiro ao Alvo novamente foi realizado.
Este ano, promovido pelo Departamento de Cultura, Desporto e Turismo, a competição reuniu cinco Sociedades que realizaram suas etapas mensalmente. A final foi realizada na Exposin, assim como aconteceu com o Torneio das Sociedades de Bolão de Mesa.
Com a participação de 31 equipes, divididas nas categorias Força Livre, Veteranos, Feminino e Juvenil, o Conselho Municipal de Desporto está promovendo mais uma edição do Campeonato Municipal de Futsal. A competição homenageia o ex atleta Lauro Jochims, o Treze, e está em pleno andamento no Ginásio Municipal.

SAÚDE:
Pensando no bem estar e na saúde da comunidade sinimbuense, novos médicos foram contratados para atender no município. Em janeiro, o cardiologista Abdalla Juma Abdalla Abdel Hamid veio para o município e passou a realizar cerca de 10 atendimentos semanais no Posto de Saúde Central, de forma gratuita. Também em janeiro, através do Programa Mais Médicos, o cubano Alexander Aguilar veio ao município de Sinimbu, para atender na Estratégia de Saúde da Família de Pinhal Santo Antônio.

Outro profissional que se juntou a equipe da Saúde de Sinimbu, em junho, foi o médico Willian Rabuske, que realiza pequenos procedimentos, como a retirada de cistos e biópsias no centro do município.

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social também concluiu, em fevereiro, a implantação do sistema de Prontuário Eletrônico nas das ESFs – Estratégias de Saúde da Família – e no Posto de Saúde Central de Sinimbu. O sistema padronizou e deu mais qualidade aos atendimentos.Também no início do ano foi implantado o novo sistema de atendimentos nos postos de saúde do município.

Desde fevereiro, as consultas podem ser agendadas diretamente nos postos, via telefone ou com os agentes comunitários de saúde. Mesmo com os agendamentos, os postos continuam com atendimentos reservados para a demanda espontânea de urgência e emergência. Com o novo sistema, a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social acabou com as filas durante a madrugada ou pela manhã.

Ao longo do ano, Sinimbu ofereceu diversas oficinas terapêuticas para a comunidade, com o objetivo de melhorar a saúde mental das pessoas. Através da Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social, os encontros foram acompanhados por psicólogas e assistente social no Posto de Saúde Central e também no interior. Sinimbu também foi destaque em Brasília, através de um trabalho desenvolvido na Estratégia de Saúde da Família de Rio Pequeno.
O Bingo da Saúde foi apresentado no 33º congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde na Mostra Brasil Aqui Tem SUS e recebeu o prêmio de Melhor Experiência do eventos, entre mais de 300 trabalhos.

Através das Secretarias de Saúde e Educação, Sinimbu aderiu ao PSE – Programa Saúde nas Escolas. Através dele, diversos alunos participaram de ações especiais, como orientações sobre saúde, exames médicos, verificação da situação vacinal e outras atividades. Em agosto deste ano, a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social também realizou a implantação das Pics – Práticas Integrativas e Complementares no Sus. Essas práticas nada mais são que grupos especiais para a comunidade, com atividades como Yoga, Corrida de Rua, Auriculoterapia e Ginástica Lian Gong. O objetivo das Pics é auxiliar a população na cura, tratamento ou prevenção de doenças.

Desde setembro, para facilitar a vida da comunidade, a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social implantou um WhatsApp. Dessa forma, todas as consultas no Posto de Saúde Central podem ser marcadas através do aplicativo no número (51) 99810 8963. Mesmos assim, continuam valendo os agendamentos pelo telefone (51) 3708 1165 ou através dos Agentes Comunitários de Saúde.

ASSISTÊNCIA SOCIAL:
Depois de ser atingido por uma enxurrada e decretar Situação de Emergência, o município de Sinimbu recebeu diversas doações da Defesa Civil. As mesmas chegaram no início de junho e logo foram repassadas à comunidade.

O Cras – Centro de Referência em Assistência Social –, iniciou este ano a campanha Eu Quero, Eu Vou ajudar Sinimbu.
Através dela, o objetivo é arrecadar materiais diversos, como mochilas, brinquedos, móveis usados, eletrodomésticos e utensílios, para ajudar famílias locais em situação de vulnerabilidade social ou atingidas por algum sinistro. A campanha segue ao longo de todo o ano e toda comunidade pode ajudar.

Sempre pensando em melhorar o serviço prestado a comunidade e principalmente levando em consideração os estragos ocasionados pelos desastres naturais, integrantes da Defesa Civil Municipal participaram de uma capacitação.
O coordenador da Defesa Civil de Sinimbu, Tiago Thomé, e a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social do município, Patrícia Knod, foram os representantes do município na capacitação.