Publicado em

Candidato ao Enem tem até domingo para pedir a isenção da taxa

Termina neste domingo, dia 15, o prazo para os candidatos ao Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, pedirem a isenção da taxa de inscrição da prova. O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, espera que cerca de 4 milhões de pessoas peçam a isenção da taxa neste ano. Em 2018, o Enem completa 20 anos e pela primeira vez o pedido de isenção da taxa é feito antes do período de inscrição. Também pela primeira vez, os candidatos que tiveram a isenção no ano passado e faltaram aos dois dias de prova terão que justificar a ausência para ter a gratuidade novamente.

Se a solicitação de isenção for negada, ainda é possível recorrer da decisão, na Página do Participante, entre os dias 23 e 29 de abril. A aprovação da isenção da taxa de inscrição não significa que o participante já está inscrito no Enem 2018. As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano, pelo site do Enem.

isenção
Quem está cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública
Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública, ou como bolsista integral na rede privada, e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio
Quem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no CadÚnico- Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Quem fez o Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos do ano passado, que tenha atingido a nota mínima.

Como pedir
a isenção
Para pedir a isenção, o candidato deve acessar a página do Participante do Enem e inserir seu CPF e data de nascimento. Em seguida, aparecerá uma explicação sobre as situações que garantem a isenção, para o candidato verificar se ele se enquadra em alguma delas. Na próxima página, são pedidos outros dados pessoais, como nome da mãe e endereço. Depois disso, o sistema questiona o candidato sobre os dados necessários para ver se ele se encaixa nas situações de isenção, como o tipo de escola que frequenta ou frequentou e o NIS – Número de Identificação Social, que comprova a inscrição no CadÚnico.
No processo de inscrição também são apresentadas algumas questões sobre a situação socioeconômica da família, que servirão para subsidiar estatísticas sobre a educação. O candidato deve informar também seus dados de contato como telefone e e-mail. Em seguida, deverá criar uma senha, que será usada também para fazer a inscrição no Enem.
Por último, aparecerá uma tela com o resumo das informações, para serem conferidos pelos candidatos. Depois de concluir a solicitação, não será possível alterar os dados ou incluir documento para justificar a ausência no Enem 2017.

Justificativa
Para os candidatos que tiveram a isenção da taxa de inscrição no ano passado e faltaram aos dois dias de prova, o sistema automaticamente abrirá uma opção para justificar a ausência. O candidato terá que informar a causa da ausência e fazer o upload dos documentos que comprovem o motivo da falta, se quiser manter o benefício da isenção da taxa de inscrição. Podem ser apresentadas como justificativas acidente de trânsito, assalto, casamento, morte na família, acompanhamento de cônjuge, problemas de saúde, maternidade e paternidade e trabalho no dia das provas. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios emitidos pelo próprio participante, pais ou responsáveis.

30 minutos a mais
Neste ano, os candidatos que participarão do Enem terão 30 minutos a mais para fazer a prova que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática.
Assim como em 2017, neste ano as provas do Enem serão realizadas em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. A estrutura da prova também não mudou: no primeiro dia serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e ciências humanas, com duração de cinco horas e meia, e no segundo dia, as provas de ciências da natureza e matemática, com cinco horas de duração. As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano. A taxa de inscrição foi mantida em R$ 82. O pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio.

nota do Enem
Se você estiver pensando em fazer uma faculdade para turbinar a carreira, uma palavrinha deve entrar a partir de agora no seu radar: Enem.
Criado para avaliar a qualidade da educação brasileira, o Enem acabou virando a principal porta de entrada para o ensino superior no País . Além disso, a nota do Exame vem sendo usada como critério em uma série de programas do Governo Federal de democratização de acesso a universidades públicas e privadas.

SISU
É possível conquistar uma vaga na universidade pública sem precisar fazer o temido vestibular. Basta participar do Sisu – Sistema de Seleção Unificada, uma iniciativa do Governo Federal que usa exclusivamente a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em instituições públicas de ensino superior de todo o País.

ProUni
Logo depois do processo seletivo do Sisu, abrem as inscrições para o Programa Universidade para Todos, o ProUni. Essa é mais uma iniciativa do Governo Federal que utiliza a nota do Enem como critério de seleção. A diferença é que o ProUni oferece bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades privadas. Quanto maior sua nota do Enem, maiores as chances de conseguir uma bolsa do ProUni.

FIES
Em 2015, o programa de financiamento estudantil a juros baixos do Governo Federal, o FIES, passou a exigir que os candidatos apresentam a nota do Enem de qualquer edição a partir de 2010, desde que tenham alcançado pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação.
O FIES também exige renda familiar bruta mensal de no máximo dois salários mínimos e meio por pessoa. O estudante que recebe o FIES só precisa começar a pagar a dívida um ano e meio depois de se formar e o prazo é de três vezes a duração do curso financiado.

Publicado em

Escolinha enfrenta o Esmeralda pela LIF 2018

A Escolinha Herveiras enfrenta neste sábado, dia 21, a Escolinha Esmeralda de Santa Cruz do Sul pela LIF – Liga Integração de Futsal, competição regional de escolinhas de futsal. A competição conta com sete equipes. Além de Herveiras e Esmeralda, estão na disputa Flamengo de Santa Cruz, CESF Sinimbu, Korpus Candelária, APEF Paraíso do Sul,CFA Venâncio Aires.

Os jogos no sábado ocorrem no ginásio da escola Emílio Alves Nunes, a partir das 8h30, em cinco categorias, sub-8, sub-98 , sub-11, sub-13 e sub-15. Conforme os treinadores, a Escolinha Herveiras iniciou os treinamentos em março e ainda não está no seu melhor estágio, mas a participação e apoio dos pais e comunidades será importante.

Publicado em

Campeonato de Vôlei teve início na quarta

Na última quarta-feira, dia 18, teve o início o primeiro Campeonato de Vôlei promovido pela Liga Sinimbuense de Esportes. A competição conta com seis equipes e é disputado no ginásio Municipal de Sinimbu. As equipes participantes são: Sindicato, São João, Unidos pelo Vôlei, Juventude de Rio Pequeno, Rio Pardinho e Cesf. Segundo o presidente, Leonardo Gressler, a competição poderá retomar a prática do vôlei em Sinimbu. “Estamos felizes que conseguimos juntar seis equipes para participar. Já fazia algum tempo que não havia campeonato de vôlei em Sinimbu, agora conseguimos fazer esta edição”, disse.

Na primeira rodada, o Sindicato venceu o São João por 2 sets a 0. A equipe do Unidos pelo Vôlei venceu a Juventude de Rio Pequeno por 2 sets a 0 e para finalizar a noite o Rio Pardinho venceu o Cesf por 2 sets a 0. A próxima rodada acontece na noite de quarta-feira, dia 25. Jogam Juventude RP e Cesf, São João e Rio Pardinho, Sindicato e Unidos do Volei.

Publicado em

Idoso foi vítima de agressão e assalto ontem em Rio Pardinho

Na manhã de ontem, dia 18 de abril, cinco criminosos atacaram uma ferraria localizada na entrada de Linha Molz, em Rio Pardinho, interior de Santa Cruz do Sul. Os homens chegaram ao local em uma Chevrolet Zafira azul clara e renderam um idoso, de 74 anos. Segundo informações divulgadas pela Brigada Militar, os bandidos teriam chegado ao local por volta das 8 horas da manhã e estavam com os rostos descobertos. Quatro criminosos estavam armados enquanto o outro aguardou no veículo, eles renderam o proprietário da ferraria dentro de um galpão e, enquanto três amarravam o idoso, o outro procurou pelo dinheiro.

O proprietário foi algemado e amarrado a um arado, os criminosos removeram a dentadura do senhor e cobriram com fita a boca e o pescoço da vítima. Após o roubo, os assaltantes fugiram do local com R$ 2,3 mil e seis botijões de gás. O idoso, conseguiu tirar a fita da boca e começou a gritar por ajuda. Um vizinho o encontrou e chamou a Brigada Militar. Aos policiais, ele relatou que estava sozinho no local na hora em que os criminosos chegaram e que acredita que os bandidos não são moradores da localidade.
A vítima, que preferiu não se identificar, ficou com arranhões nos braços e dores no corpo e foi levado à Delegacia de Polícia para registrar o caso. A BM segue realizando buscas na região.

Publicado em

Semana no esporte

Vai dar samba
O resultado do Grêmio no Paraguai na terça-feira mostrou que vai o time vai dar samba mais uma vez. O time mostrou muita maturidade neste seu terceiro compromisso pela Libertadores e esteve perto da vitória. Mesmo com desfalques importantes – em especial o meia Luan – o os comandados de Renato Portaluppi tiveram um bom desempenho.

Vai dar samba I
A vitória diante do Cruzeiro na estreia do Brasileirão também foi um mostra de que o Grêmio está num nível superior aos demais adversários. Se antes da bola rolar eram considerados favoritos ao título Grêmio, Cruzeiro, Corinthians e Palmeiras – não necessariamente nesta ordem – depois da rodada veio a certeza de que o Tricolor pode sim buscar o tetracampeonato brasileiro. Basta se focar nesta competição e acredito que elenco para isso ele tenha.

Alento
A vitória colorada na estreia do brasileirão deu um alento à torcida colorada. Foi 2×0 e poderia ter sido mais. Mas, é preciso levar em consideração que o adversário era o Bahia, e a apresentação colorada não foi aquelas coisas. É preciso que o Colorado jogue sempre com a corda esticada para que não haja problemas e se consiga algo maior neste Brasileirão. A sequência no campeonato para o Inter a partir de agora será muito forte e o time terá que buscar resultados jogo a jogo para conseguir permanecer numa boa colocação na tabela.

Em tempo
No fatídico 2016, ano que culminou com a queda para a segunda divisão, o Inter terminou o primeiro terço do campeonato como líder. E depois afrouxou e uma série de fatores levou o clube para a Segundona. Por isso, todo o cuidado é pouco.

Falando em rebaixamento
Não vejo luz no fim do túnel no FC Santa Cruz. O time não se ajuda e rodada a rodada a situação vai ficando difícil – para não dizer insustentável. Nunca vi uma melancolia tão grande no rosto dos torcedores do Galo. Em 105 anos de vida, o clube passou por muitas dificuldades, mas acredito que em termos esportivos, este seja um dos períodos mais negros da história alvinegra. Tomara que os dirigentes sabiam se reorganizar, se remobilizar e o clube surja deste momento de dificuldade mais forte.

Neymar
Faltando pouco mais de dois meses para a Copa da Rússia e Neymar ainda está com dificuldades para caminhar. Vai depender muito da recuperação dele o sucesso da Seleção no Mundial.

Uma boa semana a todos!

Publicado em

Wer war Tiradentes?

Tiradentes wurde 1746 unter dem Namen Joaquim José da Silva Xavier in bescheidenen Verhältnissen geboren. Er stammte aus der Nähe von São João del-Rei in Minas Gerais. Er wurde von einem Lehrer großgezogen, der zugleich Chirurg war. So lernte er, Zähne zu ziehen – daher sein Name „Tiradentes“.
Im Jahr 1720 errichtete Minas Gerais in wirtschaftlichen Schwierigkeiten. Reichhaltige Goldfunde hatten seine Hauptstadt Vila Rica, das heutige Ouro Preto, zur reichsten und größten Stadt des brasilianischen Westens gemacht. Als die Goldfunde in den 1760er Jahren weniger wurden, drohte die Gegend unter der Last der Abgaben, die an Portugal zu zahlen waren, zu verarmen. Es bildete sich eine Verschwörung, der besonders die Reichen der Region angehörten. Ziel der „Inconfidencia Mineira“ war, die Unabhängigkeit zu erlangen und die Sklaverei abzuschaffen. Tiradentes schloss sich dieser Gruppe an und wurde ihr Führer.
Die Gruppe wurde von Joaquim Silvério dos Reis verraten. Am 21. April 1792 wurde Tiradentes als einziger der Verschwörer in Rio de Janeiro hingerichtet. Sein Kopf wurde auf dem Hauptplatz von Vila Rica zur Schau gestellt; dieser Platz heißt heute Praça Tiradentes.

Quem foi TIRADENTES?
Tiradentes nasceu em 1746 com o nome de Joaquim José da Silva Xavier em condições muito simples. Ele veio da região de São João del Rei em Minas Gerais. Foi criado por um professor que também era cirurgião. Assim ele aprendeu a tirar dentes – por isso se chama “Tiradentes”.
No ano de 1720, o estado de Minas Gerais entrou numa crise econômica. Grandes achados de ouro haviam transformado a então Vila Rica, hoje Ouro Preto, na maior e mais rica cidade brasileira do oeste brasileiro. Quando as minas de ouro, nos anos de 1760 começaram a diminuir, a região estava ameaçada de empobrecimento devido aos impostos que se tinha a pagar a Portugal.
Formou-se então uma conspiração, da qual principalmente os ricos da região participaram.
O objetivo da Inconfidência Mineira era alcançar a independência e abolir a escravidão. Tiradentes entrou neste grupo e foi o seu líder.
O grupo foi revelado por Joaquim Silvério dos Reis. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes foi o único dos conspiradores condenado no Rio de Janeiro.
Sua cabeça foi exposta na Praça Central de Vila Rica, hoje Ouro Preto. Esta Praça se chama hoje PRAÇA TIRADENTES,

Publicado em

Município e Efasc renovam parceria

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, recebeu na tarde de ontem, dia 17, os representantes da Efasc – Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: tesoureiro da Agefa – Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas -, Marcio Manske, monitor/secretario executivo da Agefa, Adair Pozzebon, e o monitor João Paulo Reis Costa. O motivo da visita foi a assinatura do termo de fomento, renovando a parceria do município com a entidade. Além dos representantes da escola, alunos e familiares de alunos também se fizeram presente e acompanharam a assinatura da documentação.

Durante a renovação da parceria entre o município e a instituição de ensino, a prefeita Sandra elogiou a presença dos alunos e seus familiares. Sandra também frisou a importância da Efasc para os alunos do meio rural do município. “Precisamos incentivar os jovens para que permaneçam no interior, na agricultura. Essa parceria com a Efasc é muito positiva, mas precisamos ir além. É preciso acompanhar o jovem após sua formatura na escola para que continue em Sinimbu, trabalhando por sua comunidade e localidade, pelo nosso município”, destacou.

Os representantes da Efasc também salientaram a importância da parceria entre o Poder Público e a instituição de ensino, afirmando que ela é fundamental para os jovens. Também destacaram que atualmente Sinimbu conta com 15 alunos na Efasc e é o terceiro entre os municípios da região, com maior número de alunos estudando ou que já passaram pela escola.

O secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho, e o secretário de Agricultura, Wilson Molz, acompanharam a reunião e também enalteceram a parceria com a Efasc. Ambos elogiaram a persistência dos estudantes e concordaram com a prefeita e os representantes da escola, afirmando que os jovens precisam de incentivo após a formação escolar, para dessa forma permanecer no campo.

Publicado em

TEMPOS TURBULENTOS – 2

A complexidade da sociedade de nosso tempo é um assunto que preocupa a todos, porque a simplicidade da palavra empenhada do tempo dos nossos pais praticamente não existe mais. Hoje, tudo, absolutamente tudo precisa ser protegido por documentos com firma reconhecida, e mesmo assim os riscos existem, e não poucas vezes nos surpreendem.

A palavra empenhada continua valendo entre nós, mas não mais como garantia de prova, porque a esperteza e a maldade transitam com facilidade, razão por que cada vez mais há necessidade de nos protegermos das falcatruas, que vitimam pessoas ingênuas e inocentes.
Se não conseguirmos retomar velhos paradigmas, ao menos temos de recuperar a cultura da confiança e do respeito entre nós, para que as relações não acabem nos cartórios, onde simplesmente vale a lei, sem nenhuma consideração às relações de convívio de longo tempo entre as pessoas. Eu guardo comigo uma relação de afeto que trago de casa, da cultura do respeito e da confiança entre vizinhos, do convívio na sociedade de bons costumes, que marcou os tempos de outrora e que balizou entendimentos de mútuo respeito e entendimento.

Sei que sociedade mudou por conta dos fenômenos pós-modernos, da sociedade líquida, conectada, marcada pelo imediatismo e ganância, e fatalmente haveria mudanças nas relações humanas. Os fenômenos que estamos vivendo não são surpresa, mas precisam de atenção, para que não aceitemos tudo sem proteger nossos mais sagrados valores, que balizaram a sociedade ao longo de séculos, porque princípios que tratam da dignidade humana são eternos.

Publicado em

Vacinação da gripe começa na segunda

O município de Sinimbu, através da Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, dará início na próxima segunda-feira, dia 23, a campanha de vacinação contra a gripe. A vacinação contra a Influenza acontece em todo o país e segue até o dia 1º de junho.O Dia D da campanha será no dia 12 de maio, um sábado. Na datam todos os Postos de Saúde do município de Sinimbu estarão abertos para atender o público alvo que não consegue se vacinar durante a semana.

Conforme a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, as famílias que possuem alguma pessoa acama e que precisa receber a vacina, deve entrar em contato com a Secretaria. “Pedimos para que nos repassem o nome e endereço dessas pessoas, caso elas ainda não estejam recebendo essa visita para a vacinação da gripe. Iremos montar uma equipe e um cronograma para atender essas pessoas acamadas em suas residências”, detalha.

Devem se vacinar contra a gripe todas as crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade; gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; idosos; indígenas; funcionários do sistema prisional e doentes crônicos, de acordo com uma lista de doenças pré-estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Vale lembrar que no caso dos doentes crônicos, estes deverão trazer uma receita médica com o CID da sua doença. Somente assim poderão receber a vacina.

Doenças crônicas com indicação da vacina
Influenza Sazonal
– Doença Respiratória Crônica: Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave); DPOC; Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
– Doença Cardíaca Crônica: Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.
– Doença Renal Crônica: Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; paciente em diálise.
– Doença Hepática Crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.
– Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.
– Doença Neurológica Crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.
– Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida; Imunossupressão por doenças ou medicamentos OBESOS: Obesidade grau III.
– Transplantados: Órgãos sólidos; Medula óssea.
– Portadores De Trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias.

Publicado em

Semana na política

Agora vai!
Foi realizada na quarta-feira, dia 18, a abertura das propostas de preços da licitação para a construção de quatro pontes no interior de Sinimbu, com investimento previsto de cerca de R$ 5 milhões. Uma empresa havia apresentado recurso administrativo contra a sua inabilitação para um dos lotes. A decisão foi revista e na decisão tomada no dia 9 de abril, todas as empresas foram habilitadas para todos os lotes.

Agora vai! – I
Na quarta-feira, as cinco empresas habilitadas apresentaram propostas, sendo que a empresa Traçado Construções e Serviços Ltda apresentou proposta para apenas uma ponte (Linha Inverno), sendo justamente a maior e de maior investimento. E, pelos valores preliminares (ainda não há julgamento definitivo das propostas) ela foi justamente a vencedora. As demais empresas que devem executar as obras são: Artebase Construtora Ltda, com melhor proposta para as duas pontes de Alto Rio Pequeno, e Zanco Construtora Ltda EPP, para a ponte de Linha Pintado. O que chama a atenção, num primeiro momento, é o valor bem abaixo da projeção de investimento de praticamente R$ 5 milhões. Pelas quatro melhores propostas, as obras devem ser executadas por pouco mais de R$ 4,1 milhões. A expectativa agora é pelo desfecho rápido do processo de licitação para que as obras possam ser iniciadas.

Agora vai! – II
Depois de um empurra-empurra que vem de alguns anos e perpassou governos, parece que a atual administração municipal resolveu dar um fim na polêmica sobre o fechamento da quadra de esportes de Linha Branca, interior de Sinimbu. Desde 2016 há recursos liberados a partir de emenda parlamentar junto ao Ministério dos Esportes, mas a obra não foi executada e uma das razões (alegada nos bastidores da política) era o elevado valor da contrapartida. Agora, a administração municipal resolveu lançar licitação para contratação de empresa para executar a cobertura e fechamento da quadra, cujas propostas serão abertas na próxima quinta, dia 26. O orçamento prevê investimento de pouco mais de R$ 240 mil.

Leilão
A Administração Municipal de Sinimbu está preparando a realização de um leilão de bens considerados inservíveis. O passo inicial foi dado com a publicação de decreto de desafetação de diversos bens móveis, dentre os quais mesas, cadeiras, impressores, veículos, máquinas, etc. Dentre os bens de maior valor, entre os 166 itens, estão uma retroescavadeira 2004, uma caçamba basculante 1997, e diversos veículos: Santana 2001, Kombi 2008, Corsa 2003 e Uno 2007.

Reação nas exportações
As exportações do Rio Grande do Sul tiveram um forte crescimento em março de 2018, na comparação com o mesmo mês do ano passado: 19%, fechando em um total de US$ 1,56 bilhão. A análise desagregada mostra que as commodities, influenciadas pelo desempenho da soja (+45,7%), teve alta de 36,7%, ao somarem US$ 432 milhões. O resultado quebra o recorde para o período, que era de US$ 315,6 milhões, de 2017. Os dados mostram uma reação nas exportações e um dos fatores que tem influenciado beneficamente o Rio Grande do Sul é a guerra comercial travada entre os EUA e a China, em face de imposição de sobretaxas. Porém, em médio prazo, este cenário preocupa porque pode refrear a demanda externa.

PARA REFLETIR…
“Somos o que pensamos. Tudo que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos fazemos nosso mundo”.
Buda
“Deus amou os pássaros e inventou árvores. O homem amou os pássaros e inventou gaiolas”.
Jacques Deval
“A calúnia é um assassinato moral”.
Benjamin Constant